Pesquisadores das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina têm até 13 de fevereiro para participarem da FameLab 2020. A competição internacional tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.

A etapa nacional será realizada em maio com atividades e cursos presenciais em São Paulo (SP). O vencedor irá representar o Brasil em junho no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra, com todas as despesas pagas.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Nalvo Franco de Almeida Junior “é extremamente importante que a academia seja capaz de mostrar à sociedade seu papel de geradora de conhecimento científico. Fazer isso não é fácil. Os conceitos estão cada vez mais complexos e o entendimento do público nem sempre é capaz de acompanhá-los. O FameLab é uma grande oportunidade para que os estudantes de pós-graduação e pesquisadores da possam abordar os temas de seus trabalhos científicos em uma linguagem mais próxima do dia a dia da sociedade e, com isso, mostrar a importância da UFMS enquanto transformadora do conhecimento científico em resultados efetivamente relevantes para a comunidade”.

Requisitos – Os interessados devem criar um vídeo com uma apresentação oral em Português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em Inglês. Para competir é preciso ter 21 anos ou mais de idade, estar cursando ou já ter concluído mestrado, doutorado, pós-doutorado e/ou livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias; entre outros requisitos.

Não podem se inscrever pessoas com educação formal na área de Comunicação; e aqueles que trabalham e/ou participam ativamente em televisão, rádio ou canais de mídia social com mais de cem mil seguidores/inscritos.

O vídeo deve ter duração máxima de seis minutos, sendo três minutos para cada versão; não pode incluir outras pessoas além do próprio apresentador/candidato; e não deve ter de fundo, edições ou efeitos especiais. O participante não poderá contar com a utilização de dispositivos eletrônicos de apresentação, apenas com uso limitado de materiais de apoio portáteis. O material deve ser disponibilizado diretamente em plataformas online de vídeo ou de compartilhamento de arquivos e o link deve ser compartilhado no ato de inscrição.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário online.

Competição – Segundo informações do British Council, “o FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e é realizado em 32 países pelo British Council. No Brasil, a iniciativa está em sua quarta edição e conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)”.