Idosos não respeitam recomendação e se aglomeram em filas de vacina

Iniciou nesta terça-feira (24) a campanha de vacinação contra Influenza em tendas de unidades de saúde e farmácias de Campo Grande. Embora a Sesau (Saúde da Secretaria Municipal de Saúde) tenha orientado sobre medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), idosos, que fazem parte do grupo de risco, se aglomeram nas filas enquanto esperam atendimento.  Uma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Iniciou nesta terça-feira (24) a campanha de vacinação contra Influenza em tendas de unidades de saúde e farmácias de Campo Grande. Embora a Sesau (Saúde da Secretaria Municipal de Saúde) tenha orientado sobre medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), idosos, que fazem parte do grupo de risco, se aglomeram nas filas enquanto esperam atendimento. 

Uma leitora, que preferiu não se identificar, foi até uma farmácia no bairro Tiradentes, levar a mãe de 61 anos para vacinar contra a gripe, e devido ao grande número de pessoas, ficou cerca de 50 minutos esperando.  

“Tinha uma senhora tossindo muito e sem máscara. Minha mãe tem marca-passo, problemas no pulmão, por isso tivemos que ficar do outro lado da rua esperando. Tinha umas 100 pessoas, a maioria idosos. Eles ficaram aglomerados, não ligam, é uma situação fora do normal”, alerta.  

Em nota, a secretaria informou que os profissionais dos estabelecimentos receberam orientações e foram capacitados sobre os procedimentos a serem adotados para a campanha de vacinação.

“Cabe a cada estabelecimento garantir que as normativas, como manter a distancia de 1,5m a 2m de cada pessoa na fila, por exemplo, sejam cumpridas. Alguns estabelecimentos, onde o movimento é maior, estão recebendo auxílio de técnicos da secretaria e também fiscais da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) foram deslocados para atuarem na orientação das pessoas.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) tem pedido que pessoas do grupo de risco vão até as unidades de atendimento sem pressa, pois a campanha irá seguir até dia 16 de abril. ”A intenção é que não tenha aglomerações nestes estabelecimentos e nas unidades, o que contraria as medidas tomadas para evitar a propagação do coronavírus”, orientou. 

A campanha acontece em dez tendas instaladas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), e em farmácias e drogarias privadas. Veja a lista de locais de vacinação clicando aqui.  

Conteúdos relacionados