O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, referência para casos de , acaba de receber 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivamente para pacientes com a doença. A unidade agora passa a contar com 30 leitos. Desse total, 20 são destinados para situações emergenciais em relação à pandemia.O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.  

“Sem dúvida é mais um grande passo para tratar casos graves. Os novos leitos de UTI, somados aos leitos clínicos de enfermaria e observação instalados no Hospital de Campanha, somam-se à força-tarefa criada pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Acqua e Prefeitura de Ponta Porã. Estamos certos de que a ampliação chega em momento decisivo”, destacou o diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja.

Segundo a administração Hospital Regional de Ponta Porã, desde o início da pandemia foram adotadas medidas para conter a disseminação do vírus. A unidade adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios, modificou instalações, ativou novos leitos e investiu em equipamentos e na segurança dos profissionais de saúde.

O diretor-técnico, Antonio Martinussi, explica a importância da ampliação dos leitos para a região. “Com a viabilização desses leitos, conseguimos ter um dimensionamento melhor. Antes tínhamos 10 leitos para o município de Ponta Porã e mais 7 municípios.

Com a ampliação, é possível comportar melhor e acolher esses pacientes graves. A UTI está equipada com equipamentos que seguem um parâmetro de qualidade e assistência de equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas intensivistas durante 24 horas por dia”, afirmou.

Os 20 leitos de UTI Covid-19 estão disponíveis para atender a demanda da população do município de Ponta Porã e microrregião, macrorregião e microrregião de jardim. Os pacientes serão encaminhados por meio do Core (Complexo Regulador Estadual).