Consumidores devem ficar atentos para não cair no golpe do falso leilão de veículos em . O (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alerta sobre os golpistas, que se passam por leiloeiros públicos oficiais credenciados junto a diversos órgãos públicos. Consumidores devem verificar sempre se o endereço do site é verdadeiro e não fazer transações em dinheiro. Fique atento: não converse com os supostos leiloeiros por aplicativos de mensagens.

O TJMS alerta que recentemente o site ‘Receita Federal Leilões Oficial' se passou por representante da Receita Federal do Brasil. O suposto site de leilões, com endereço semelhante ao órgão federal, divulga veículos para venda com preços muito abaixo da tabela. Informa, ainda, ser homologado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o que não é verdade.

Qualquer pessoa pode consultar os editais e os relatórios dos leilões da Receita Federal, assim como acompanhar, no site verdadeiro da Receita Federal em tempo real, a sessão pública através do link. Caso a pessoa tenha interesse em dar lances é necessário possuir certificado digital. A Receita alerta que o site sempre termina em “gov.br”.

O Tribunal de Justiça também chama a atenção para a prática ilegal de envio de publicidade pelo aplicativo de supostos leilões, pedindo aos clientes pagamento pelo “PagSeguro” ou depósito de um valor de entrada para a reserva de veículos, os quais estariam supostamente sendo leiloados pelo órgão.

Vale ressaltar que o TJMS não atua por aplicativos, como o WhatsApp. “As hastas públicas são realizadas unicamente por leiloeiros devidamente credenciados pela Corregedoria-Geral de Justiça, e os arremates são pagos por meio de guias emitidas pelo Tribunal. Se este não for o procedimento adotado, desconfie”, disse por nota. Clique no link e acesse a relação de leiloeiros cadastrados no TJMS.