Geraldo critica Carlos Wizard, do Ministério da Saúde: ‘nada conhece de Saúde Pública’
Titular da SES reage a afirmação de que Secretarias Estaduais de Saúde ‘distorcem dados’ sobre infectados pelo coronavírus
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, criticou neste domingo (7) o novo secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, que contestou o atual número de óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19) somado no país e acusou os governos estaduais de “distorcerem os dados”.
O titular da SES afirmou que Wizard “não conhece nada de Saúde” e trabalha para esconder o fato de não haver uma política unificada de combate à pandemia. A manifestação do secretário nacional já havia gerado reação do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) em nota.
As falas de Wizard vieram ao mesmo tempo em que o Governo Federal alterou as regras de divulgação dos números da Covid-19, alegando buscar mais solidez aos dados. O boletim, antes divulgado até as 19h (de Brasília), passou a ser divulgado por volta das 22h. Além disso, o site do Ministério da Saúde chegou a ficar fora do ar e voltou exaltado dados como o número de pacientes de coronavírus recuperados, sem dar o total de casos ou de mortes pela doença.
“[No Conass] nos manifestamos com veemência, em nota, contra a dura medida tomada pelo futuro secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, que não conhece nada de Saúde e jogou a responsabilidade pelo número de casos de coronavírus e de óbitos, dizendo que há uma distorção dos números”, afirmou Geraldo, durante live do Governo do Estado transmitida em redes sociais neste domingo.
Pela manhã, a SES confirmou 2.253 casos de Covid-19, sendo 121 novos, mantendo Mato Grosso do Sul com o menor número entre os Estados. “A transparência é total, como em todos os Estados”, afirmou o secretário, reagindo ao argumento de que os números regionais foram inflados na busca por mais recursos, “talvez na tentativa de escamotear o principal hoje: a falta de um norte do Ministério da Saúde para construção de uma unidade no enfrentamento”.
‘Regimes totalitários’ e dados de Saúde Pública
O titular da SES afirmou, ainda, que o inimigo no momento é o coronavírus. “Nós não podemos criar uma cortina de fumaça para discutir o que tem sido falha do Ministério da Saúde, de ter uma política única no enfrentamento do coronavírus. Na questão do isolamento social, há muitas falas dúbias e que muitas vezes prejudicam o gestor municipal e estadual no enfrentamento”, prosseguiu.
Ainda de acordo com Geraldo, já começam a faltar insumos importantes no Estado, cuja distribuição foi colocada como prioridade do ministério.
“Esse cidadão Carlos Wizard nada conhece de Saúde Pública e talvez já entrou errado no Ministério da Saúde. Gostaria que ele pudesse se redimir de sua fala e trazer a público, continuar a divulgação do boletim”, disse, repetindo crítica feita horas antes ao Jornal Midiamax, de que só “em regimes totalitários, sejam de direita ou de esquerda, é que se escodem os números de determinada epidemia”.
Ele prometeu continuar com a divulgação diária da SES, inclusive com correções feitas a partir dos dados apurados pelas Secretarias Municipais de Saúde –elevando ou reduzido o total de casos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.