Fiscalização de salões e barbearias movimenta Centro de Campo Grande

A fiscalização municipal do funcionamento de salões de beleza e barbearias, que podem funcionar com restrições a partir desta quinta-feira (9), conta com 60 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal), divididas em equipes com 20 veículos de 4 rodas e 16 motos. Da Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano), são 110 agentes. A fiscalização ocorre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A fiscalização municipal do funcionamento de salões de beleza e barbearias, que podem funcionar com restrições a partir desta quinta-feira (9), conta com 60 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal), divididas em equipes com 20 veículos de 4 rodas e 16 motos. Da Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano), são 110 agentes. A fiscalização ocorre no Centro e nas 7 regiões da Capital. As equipes partiram por volta das 8h, da Esplanada Ferroviária.

De acordo com o titular da Semadur, Luiz Eduardo Costa, a força-tarefa municipal recebeu incremento com o aumento de estabelecimentos aptos a funcionar – no caso de salões de estética e barbearias, a abertura foi possibilidade mediante plano de biossegurança, com medidas preventivas para contenção do novo coronavírus.

“Supermercados e hipermercados também estão sob fiscalização, porque recebemos muitas denúncias de que os gestores não estariam respeitando as regras e deixando, por exemplo, clientes entrarem deliberadamente e sem disponibilizar álcool em gel”, pontuou Costa.

Desta forma, os estabelecimentos nos quais a fiscalização encontrar irregularidades serão fechados e a reabertura só será permitida após providÊncias de medidas restritivas. Em caso de reincidência, poderá ser aplicado auto de infração, com multa que varia de R$ 500 a R$ 15 mil. “Se houver resistência para fechar, o proprietário pode ser encaminhado para até para a delegacia e o estabelecimento será lacrado”, destacou.

De acordo com a Semadur, a força-tarefa tem realizado cerca de mil fiscalizações por dia.

Sem cafezinho, triagem e hora marcada

Dentre as exigências que constam no plano de biossegurança apresentado à Prefeitura, salões de beleza e barbearia precisam garantir que a lotação não pode ser superior a 30% e devem adotar cuidados com higiene, inclusive com proteção de máquinas de cartão de débito e crédito, seguidas de desinfecção com álcool 70%.

Também é necessário fazer a triagem de clientes e os atendimentos devem ocorrer com agendamento – aqueles dos grupos de riscos são desaconselhados a buscarem os serviços.
Fazer triagem de clientes. Estabelecimentos também devem garantir distanciamento social mínimo de 2 metros entre os postos de trabalho, uso de janelas sempre abertas e não podem oferecer alimentos ou bebidas.

Clique AQUI e confira as recomendações na íntegra.

Conteúdos relacionados