Fiocruz realiza pesquisa sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) uma realiza a pesquisa em Mato Grosso do Sul sobre o impacto da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde. Na primeira etapa do estudo, profissionais das categorias Médica, Odontológica, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem são convidados a participar como voluntários respondendo ao questionário. As informações coletadas e a Escala […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) uma realiza a pesquisa em Mato Grosso do Sul sobre o impacto da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde. Na primeira etapa do estudo, profissionais das categorias Médica, Odontológica, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem são convidados a participar como voluntários respondendo ao questionário.
As informações coletadas e a Escala DASS-21 serão os instrumentos para a realização da análise georreferenciada do acometimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e estresse dos profissionais da saúde, sendo possível identificar, ainda, questões referentes ao absenteísmo e afastamento.
A pesquisa está sendo conduzida por pesquisadores da Fiocruz de Mato Grosso do Sul, Fiocruz Brasília em parceria com pesquisadores da ESP-MS (Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
O objetivo da iniciativa é possibilitar que as autoridades sanitárias possam conhecer melhor a influência da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde, identificando e monitorando os grupos com maior probabilidade de desenvolver sofrimento mental com vistas a disponibilizar intervenções psicossociais em tempo hábil. Além disso, que ela também sirva para de apoio ao desenvolvimento de estratégias a longo prazo, aplicáveis no casos de outras pandemias.
A pandemia da Covid-19, considerada como a maior crise sanitária deste século, impacta profundamente a vida das pessoas e a rotina dos sistemas de saúde de diversos países, inclusive o Brasil. Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento da pandemia, sejam nos serviços de atenção primária em saúde ou nos hospitais, estão constantemente submetidos a agentes estressores no contexto de trabalho, o que tem afetado a saúde mental dos mesmos. Para participar da pesquisa, clique aqui.
(com assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.