Cotidiano

Figueiras dos canteiros das avenidas Mato Grosso e Afonso Pena passarão por manejo

PMCG Nesta semana, as Figueiras localizadas no canteiro central da Avenida Mato Grosso receberão mais um reforço em seu tratamento, passarão novamente por manejo, serão realizados tratamento fitossanitário, podas e aplicação do óleo de Neem, quando necessário. E numa próxima etapa serão as árvores do canteiro da Avenida Afonso Pena. O objetivo é preservar e […]

Diego Alves Publicado em 20/01/2020, às 19h37 - Atualizado em 21/01/2020, às 09h13

Assessoria
Assessoria - Assessoria

PMCG

Nesta semana, as Figueiras localizadas no canteiro central da Avenida Mato Grosso receberão mais um reforço em seu tratamento, passarão novamente por manejo, serão realizados tratamento fitossanitário, podas e aplicação do óleo de Neem, quando necessário. E numa próxima etapa serão as árvores do canteiro da Avenida Afonso Pena. O objetivo é preservar e proteger a saúde das árvores, quase centenárias, do centro da Capital.

O serviço é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), com o início previsto após às 19h, sempre com o acompanhamento técnico de agentes da Semadur e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). Nesta segunda (20), as Figueiras entre a Rua 13 de Maio e Rui Barbosa passarão por tratamento.

Nesta ação, para a eficácia do tratamento, foi escolhido o Óleo de Neem, que será aplicado em duas etapas, com intervalos de 15 dias, no período noturno, visando o ataque direto aos insetos que prejudicam as árvores.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enfatiza a relevância e necessidade desse manejo que proporciona maior longevidade às árvores. “Estas Figueiras são símbolos da nossa cidade e esse trabalho de manutenção delas deve ser contínuo, pois sabemos que elas necessitam de cuidados especiais para a sua preservação”.

As ações fazem parte do Programa Cidade das Árvores que visa sensibilizar a população sobre a importância da arborização urbana quanto ao diagnóstico, plantio e manejo adequado das espécies.

Arborização urbana

A Prefeitura dispõe de técnicos habilitados para oferecer as corretas orientações, além dos dois viveiros municipais que realizam a doação de mudas. O cidadão que deseja realizar o plantio de espécie adequada às vias públicas pode entrar em contato com a Gerência de Arborização, pelo telefone 4042-1323 ramal 2743.

A Semadur disponibiliza ainda em seu site o Guia de Arborização Urbana: uma forma prática e elucidativa quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização. O material traz informações sobre a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore, além de dicas sobre poda e remoção.

Jornal Midiamax