Fácil evitar? Álcool em gel, água sanitária e até sabão podem matar coronavírus
Saiba que produtos podem ser utilizados para a limpeza de superfícieis que podem evitar a contaminação pelo novo coronavírus
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A investigação de um caso suspeito do novo coronavírus (SARS-CoV2, causador da CoVid-19) em Mato grosso do Sul deixou as pessoas em alerta para os mecanismos de prevenção para caso da doença se espalhar pelo Estado. Basicamente, a prevenção ao coronavírus pode ser feito com a adoção de hábitos de higiene, principalmente pela limpeza das mãos, tanto com álcool em gel, como com sabão ou sabonete comum e água, com ensaboamento por no mínimo 20 segundos.
Mas, como fica a limpeza de superfícies onde os vírus podem ficar impregnados caso alguém espirre sem o devido cuidado de proteger as vias respiratórias com as mãos? As evidências científicas indicam que vírus similares ao novo coronavírus podem persistir vários dias em superfícies.
Várias pesquisas, inclusive uma recentemente publicada no periódico científico Journal of Hospital Infection, sugerem que vírus semelhantes ao SARS-CoV2 podem permanecer infecciosos por um período de 2 horas até nove dias em ambientes, a depender da temperatura. Daí a importância da higienização das superfícies.
Para isso, portanto, produtos de limpeza que existem em toda residência são capazes de manter o ambiente minimamente limpo e se mostraram eficazes caso seja realizado o correto manuseio – o que pode ser conferido nas instruções de uso cada produto.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), podem ser usados desde o já conhecido álcool em gel, mas também o álcool hidratado 70%, a água sanitária e a clássica combinação entre água e sabão.
No caso de hospitais, onde os pacientes podem até mesmo ficar em isolamento por vários dias, o protocolo de limpeza é mais rigoroso.
Porém, em residências, a limpeza de superfícies que são constantemente tocadas, como maçanetas, pias, torneiras, janelas, controles remotos e até mesmo telefones celulares pode ser feita com um pano limpo embebido de uma dessas substâncias – preferencialmente o álcool, que mostrou-se capaz de desinfectar superfícies com rapidez.
Notícias mais lidas agora
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
- Morte de Sophia fica em 2º plano e defesa tenta justificar omissão de mãe citando violência doméstica
- Estelionatário do Amor: Falso pecuarista aplica golpe em mulher prometendo presente de R$ 300 mil
- Cabelo ‘na régua’ e camiseta polêmica: advogado explica look de padrasto de Sophia para julgamento
Últimas Notícias
Bina permite que Zuca cuide de Luís: Resumo de Cabocla, capítulo do dia 06/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (6)
Risco fiscal é maior ameaça à estabilidade financeira, dizem bancos
Citado por 42% das instituições financeiras como a maior preocupação do momento
Empresário morre na Santa Casa após queda durante colisão de caminhão em portão
Sofreu o acidente nas dependências de sua empresa
Manifestação pede saída do secretário de Segurança Pública de SP
Manifestação pedindo a saída do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.