Por meio de obras que retratam integrar recortes curatoriais da produção de arte brasileira contemporânea, a exposição “Singular pelo Plural”, chega ao Sesc Cultura no dia 06 de março, quando haverá a abertura, ás 19h30, seguindo o período de visitação de 10 de março a 30 de maio, de terça-feira a sexta, das 13h30 às 21h30, e aos sábados, das 09h às 17h30.

Entre as obras selecionadas, se apresentam desenhos, fotografias, vídeos, objetos, pinturas, registro de performance e gravuras, cuja poéticas se relacionam a questões de corpo, territórios, identidade, formas de representação, alteridades e memória. O tema propõe evidenciar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira e suas variadas expressões.

Pelo diálogo e pela complementaridade das obras reunidas, a exposição apresenta elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade. Nesse sentido, os artistas que compõem este recorte, longe de representarem qualquer tipo de modelo para essa diversidade, contribuem para esgarçar ainda mais os limites do que se pode entender por arte em nosso território.

Cada trabalho funciona como uma janela que se abre para questões que compõem as nossas singularidades e pluralidades. A arte como possibilidade de transformação e como porta para abrir espaços de diálogos, fazendo ecoar vozes que repercutem questões sociais, étnicas e culturais.

A exposição faz parte do projeto Confluências: arte em intercâmbio, que coloca em contato diferentes profissionais das artes visuais – artistas, educadores, críticos, pesquisadores, estudantes, curadores, agentes culturais do Sesc e de outras instituições – por meio de encontros colaborativos com mediadores locais e visitantes, especialistas atuantes no circuito artístico nacional.

O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270.
Contato: 3311-4300.

(Com assessoria)