Pular para o conteúdo
Cotidiano

ExposedCG: OAB-MS alerta para vítimas formalizarem denúncias de abuso

Depois da hashtag exposedcg chegar aos Trending Topics Brasil no Twitter, a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) fez alerta para que as vítimas não deixem de denunciar os casos de assédio e abuso que sofreram na Capital. Com o movimento iniciado em todo o País, campo-grandenses sentiram-se seguras […]
Arquivo -

Depois da hashtag exposedcg chegar aos Trending Topics Brasil no Twitter, a (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) fez alerta para que as vítimas não deixem de denunciar os casos de assédio e abuso que sofreram na Capital.

Com o movimento iniciado em todo o País, campo-grandenses sentiram-se seguras para relatar episódios em que enfrentaram violência contra a mulher. Para a OAB, chama a atenção a quantidade de relatos envolvendo adolescentes.

“Em temos a Delegacia Especializada de à Criança e ao Adolescente, o Ministério Público, Conselhos Tutelares. São essas autoridades que as vítimas devem procurar para que a apuração seja feita conforme regem as leis e a nossa OAB/MS também está à disposição. Orientamos aos filhos que em situações de risco conversem com seus pais ou responsáveis. Afinal, eles são os seus porto seguro e a base da vida é o fortalecimento familiar”, destacou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Elton Nasser.

Após a enxurrada de relatos, alguns dos denunciados procuraram a Polícia Civil para registrarem boletins de ocorrência por preservação de direitos. A OAB ressalta que, em casos onde não há comprovação ou não sejam seguidas garantias de direitos constitucionais, as denúncias podem resultar em ações penais.

Mesmo assim, destaca a importância de dar apoio às vítimas e aponta que a dor compartilhada tende a ser menor, o que pode explicar o fato de muitos relatos só terem vindo à tona coletivamente.

“Solidarizamos e afirmamos que elas não estão sozinhas. Neste momento não nos cabe julgar o motivo que as levou a tomar essa atitude extrema e repelimos qualquer manifestação que as culpabilizem. Não ficaremos alheias aos fatos apresentados. As denúncias devem ser oficializadas para que os criminosos não saiam impunes”, afirmou a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cláudia Cafure.

Como denunciar?

Para o atendimento especializado, as mulheres podem procurar ouvidorias da , pelo telefone 67 4042-1324 ou pela Central de Atendimento à Mulher, pelo 180, que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional.

Na ligação, a mulher será orientada e informada sobre seus direitos legais e as unidades que ela pode procurar apoio, conforme o caso, dentre eles as Delegacias de atendimento especializado à mulher, Defensorias Públicas, postos de saúde, Instituto Médico Legal, para casos de estupro, centros de referência, casas de abrigo e outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Mulher é presa acusada de queimar grávida viva após desentendimentos na fronteira com MS

Atlético supera expulsão, vence Bucaramanga e sai em vantagem na Sul-Americana

santa casa hospitais

Psicóloga é agredida por paciente durante atendimento na Santa Casa de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Unindo emoção e valorização da cultura pantaneira, Aquidauana recebe Torneio de Pesca Esportiva Viva Pantanal

Últimas Notícias

Trânsito

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

Ferro solto estourou o pneu do carro provocando o acidente

Bastidores

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Parlamentar de MS criticou demora de Lula em negociar e vai pessoalmente aos EUA

Sérgio Cruz - O dia na história

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

O GT será coordenado pelo chefe da Casa Civil, Nicola Miccione

Trânsito

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Socorristas tentaram reanimação, mas mulher não resistiu