Estudo aponta boa estrutura na Saúde de MS e secretário reforça isolamento contra coronavírus
Secretário Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende alertou a população nesta terça-feira (28) sobre estudo de quatro universidades (disponível aqui) que indica que Campo Grande tem a segunda melhor estrutura no país para enfrentamento ao novo coronavírus. “Nós ficamos felizes, mas lembramos aqui que o melhor para matar milhares de vírus […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Secretário Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende alertou a população nesta terça-feira (28) sobre estudo de quatro universidades (disponível aqui) que indica que Campo Grande tem a segunda melhor estrutura no país para enfrentamento ao novo coronavírus. “Nós ficamos felizes, mas lembramos aqui que o melhor para matar milhares de vírus é evitar que a gente circule. O isolamento social é a maior contribuição que a gente pode dar. Então, se você não precisa, não saia para passear. Não é o momento. Fique em casa”, destacou.
Resende lembra que um ótimo índice de isolamento realizado no início da pandemia em MS gerou bons resultados evitando a propagação do vírus e alerta para a possibilidade de piora nos próximos meses com a queda. “Precisamos estar no controle, ajudar a quem vai precisar das UTIs e ficar em casa”, reforçou.
Índice de Colapso
O COVID-Index é um índice criado por quatro universidades para analisar a possibilidade de colapso da estrutura hospitalar brasileira, decorrente da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, o indicador é mais do que a taxa de ocupação de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS), por apresentar diversas contribuições e vantagens para a população e para as autoridades públicas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Além dos leitos, ele agrega informações sobre infraestrutura hospitalar (quantidade de leitos e respiradores) e capital humano (quantidade de médicos) de hospitais públicos e privados. O índice varia entre 0 e 1, a fim de demonstrar quando uma região está próxima do colapso (0,75 até 1,0).
O estudo explica que o índice antecipa a possibilidade do colapso do sistema hospitalar. Esta é uma informação relevante para o gestor público, pois por meio do número de casos confirmados, o indicador mostra as regiões potenciais onde as pessoas necessitarão do sistema hospitalar.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.