Cotidiano

Estoque zerado: Hemosul pede doações de sangue O positivo e negativo com urgência

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está com os estoques de sangue O positivo e O negativo em estado de emergência e convoca doadores para ajudarem na reposição, nesta quinta-feira (14). Com o tempo chuvoso e frio o número de doações costuma cair, mas a demanda nos hospitais continua independente do clima […]

Ana Paula Chuva Publicado em 14/05/2020, às 11h08

Doação de Sangue (Foto: Divulgação / Governo do Estado)
Doação de Sangue (Foto: Divulgação / Governo do Estado) - Doação de Sangue (Foto: Divulgação / Governo do Estado)

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está com os estoques de sangue O positivo e O negativo em estado de emergência e convoca doadores para ajudarem na reposição, nesta quinta-feira (14).

Com o tempo chuvoso e frio o número de doações costuma cair, mas a demanda nos hospitais continua independente do clima e, conforme explica a coordenadora do Hemosul, é preciso que o número de doações diárias se mantenha.

“A dengue continua, todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias. Cada bolsade sangue representa vidas salvas”, explica Marli Vavas.

Vale lembrar que em razão da pandemia de coronavírus (covid-19), o Hemosul está fazendo o agendamento das doações, mas também aceita a demanda espontânea.

Para fazer a doação, o voluntário precisa apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Caso o doador tenha entre 16 e 17 anos, precisa estar acompanhado de um responsável legal.

O Hemosul Coordenador fica na Avenida Fernando Correa da Costa na Capital. Para informações ou agendamentos o Hemocentro coordenador disponibiliza os números (67) 99298-6316, (67) 3312-1516 ou (67) 3312-1529. Telefones e endereços das unidades do interior do Estado podem ser conferidas aqui.

Jornal Midiamax