A AIEP (Associação das Instituições de Ensino Privado de ) já preparou uma nova data de retorno das aulas presenciais para apresentar ao MPE (Ministério Público Estadual), em reunião na tarde desta quinta-feira (12).

Conforme o vice-presidente da AIEP, Gabriel Mazzoco, as escolas já veem com dificuldade o retorno para o dia 24 de agosto, como havia sido pré-definido na última reunião. “É provável que não seja nessa data, tendo em vista o número de leitos ocupados”, informou.

Entretanto, a entidade não quer sair da reunião sem uma data definido. Por isso, já está com uma contraproposta em mãos, caso a primeira data seja negada. O presidente da associação, Lúcio Rodrigues Neto foi procurado pela reportagem para comentar sobre a reunião, mas não atendeu às ligações.

Já a presidente do Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino), professora Maria da Glória não quis comentar sobre o assunto antes da reunião.

A edição desta quinta-feira (12) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) traz resolução da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que estabelece as diretrizes de biossegurança para o retorno das aulas.

A publicação elenca uma série de medidas que as escolas devem adotar para o retorno das aulas presenciais e servirá como base para o plano que cada instituição deve ter aprovado para ter a permissão do retorno, quando for autorizado.

Pressão

Conforme o próprio MPE, as escolas particulares fazem pressão pela presenciais desde o início de abril, pouco depois dos primeiros casos de coronavírus em .

A primeira data pré-definida foi dia 1º de julho, porém, com o aumento de casos e ocupação de leitos em junho, a volta foi adiada.

Donos de escolas ouvidos em Campo Grande alegam que com as aulas remotas, são obrigados a darem descontos, conforme estipulado pelo Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor). Já com o retorno às aulas presenciais, poderão voltar a cobrar o valor normal das mensalidades, ao menos aos alunos que voltarem a frequentar as escolas.

Interior

Em Mato Grosso do Sul, mesmo no pico da , escolas particulares de cinco municípios já tiveram a volta dos alunos nos espaços físicos. É o caso de São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Maracaju, Amambai e Ribas do Rio Pardo.