Entenda como o Paraguai tem 66 mortes por Covid-19 e o que MS deveria aprender
Vizinho de Mato Grosso do Sul, o Paraguai obteve resultados significativamente melhores no combate ao coronavírus, que causa a Covid-19. Desde o início da pandemia, o país registrou até o dia 6 de agosto 66 mortes e 6.375 casos, enquanto que MS se aproxima da marca dos 30 mil infectados e tem 458 óbitos. Primeiro, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vizinho de Mato Grosso do Sul, o Paraguai obteve resultados significativamente melhores no combate ao coronavírus, que causa a Covid-19. Desde o início da pandemia, o país registrou até o dia 6 de agosto 66 mortes e 6.375 casos, enquanto que MS se aproxima da marca dos 30 mil infectados e tem 458 óbitos.
Primeiro, é importante destacar que o Paraguai tem quase 3 vezes a população de MS e um território mais extenso também. O que poderia ser uma dificuldade para enfrentar a doença, não se concretizou.
Para entender como Paraguai conseguiu resultados expressivos, é necessário expor que o país vizinho iniciou medidas de restrição mais severas desde o início da pandemia.
No início de fevereiro, quando nenhum caso de covid-19 havia sido registrado ainda, o governo de Mario Abdo Benítez suspendeu os vistos para todos os cidadãos da República Popular da China, bem como para qualquer estrangeiro que viajasse para a China continental.
Então, em 10 de março, três dias após a confirmação dos dois primeiros casos no país – os de dois cidadãos do Equador e da Argentina – Abdo, apoiado pelo ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, decretou o isolamento preventivo em nível nacional.
As autoridades decretaram quarentena total, uma das mais rigorosas da região. Os paraguaios tinham que ficar trancados em suas casas e só podiam comprar comida e remédios, em caso de emergência ou se fossem trabalhadores essenciais.
Exemplo
O médico infectologista e ex-diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, avaliou que, mesmo com a transmissão mais avançada da doença, as ações podem ajudar Mato Grosso do Sul. “Agora que é extremamente necessário. Elas [ações restritivas] são válidas em qualquer momento, pois diminuem a taxa de contágio com ações restritivas”, ressalta.
Conforme o especialista, essas ações restritivas são responsáveis pelo sucesso no enfrentamento da doença no Paraguai. “Porque eles mantêm essas medidas. O governo paraguaio deixou clara a comunicação com a população, que aderiu”, pontua.
Essa clareza de comunicação foi o que não aconteceu no Brasil e isso, segundo Croda atrapalhou o combate à Covid-19. “Aqui temos um presidente que fala uma coisa, estado fala outra e município outra. Esse é o problema”, avalia.
Lockdown
Para o especialista, diante do cenário que MS passa, principalmente Campo Grande, o mais indicado seria o lockdown. “Não tem dúvida, agora é o ideal, porque não tem outro jeito”, finaliza.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.