Em um intervalo de aproximadamente 24 horas, as 17 barreiras sanitárias montadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul nas divisas com outros Estados, estradas locais e no Aeroporto Internacional de Campo Grande registraram um aumento de 30% no volume de pessoas abordadas, em comparação com os 10 dias em que a medida de enfrentamento ao coronavírus () foi adotada. Entre quarta-feira (8) e esta quinta (9), foram mais de 13 mil abordagens, considerando-se comparação de dados divulgados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e ).

No intervalo de dez dias encerrado na quarta-feira, segundo a pasta, 44,6 mil pessoas foram abordadas nas unidades de fiscalização, em 22 mil meios de transportes –de aviões a veículos de tração animal. Nesta quinta, o número de pessoas abordadas subiu para mais de 58 mil

Com início do feriado prolongado, MS registra 58 mil pessoas abordadas nas barreiras, isto é, 13,4 mil pessoas a mais entre um dia e outro. A alta na circulação das pessoas coincide, também, com o início do feriado prolongado da Semana Santa –em Campo Grande, a quinta-feira é considerado ponto facultativo, antecedendo a Sexta-Feira da Paixão (10).

Apesar do feriado prolongado, a recomendação das autoridades de Saúde expedida desde o início da pandemia continue: pede-se que a população fique em casa e evite aglomerações, a fim de evitar a dissipação do vírus.

O número de veículos abordados também aumento na mesma proporção: de 22 mil até o dia anterior, foram 28,1 mil nesta quinta-feira, verificados nos postos terrestres e no aeroporto.

Pontos

O Posto Fiscal XV de Novembro, na BR-267, em Bataguassu (na divisa com ), segue como o local mais movimentado: entre quarta e quinta-feira, foram abordadas 12.123 pessoas, distribuídas em 6.282 meios de transportes. O dado anterior era de 9.261 pessoas em 5.127 meios de transporte.

No Posto Fiscal Jupiá, em , foram 9.168 pessoas em 3.986 meios de transporte. No Ilha Grande, em Mundo Novo, 3.372 pessoas e 2.004 veículos; e em Anaurilândia, o posto Ofaié contabilizou 4.850 viajantes abordados em 2.673 meios de transporte.

A Base de Fiscalização Campo Bom, em , registrou 5.997 pessoas abordadas em 2.730 meios de transporte. Selvíria teve 3.838 abordagens em 1.506 veículos. Em Corumbá, o Posto Esdras registrou 994 pessoas em 76 meios de transporte.

O Aeroporto Internacional de Campo Grande registrou 1.258 pessoas abordadas em 27 aeronaves. As demais unidades de fiscalização totalizam 16.565 pessoas abordadas em 8.832 meios de transporte. Com o Posto de Corumbá e as unidades da Ceasa e em Guia Lopes da Laguna, que têm apoio de servidores do Iagro, Mato Grosso do Sul conta com 17 barreiras.

O aumento na circulação vai contra expectativa da PMRv ( Rodoviária) que, ao iniciar a Operação Semana Santa 2020, previa redução no fluxo de veículos por conta da quarentena decretada para enfrentamento à Covid-19.

Até agora, 38 casos registrados nas abordagens foram tratados como suspeitos de coronavírus, com 26 pessoas com sintomas gripais orientadas a entrar em isolamento domiciliar por 14 dias ou buscarem uma unidade de saúde.

Os outros 17 casos suspeitos integravam o primeiro grupo de repatriados vindos da Bolívia, que passou por atendimento com infectologistas e teve as suspeitas descartadas. Não houve casos positivos de brasileiros que entraram no país por Corumbá –de quarta até esta sexta-feira (10), estava previsto o ingresso de mais de mil pessoas na região.