Em novo boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (2), o Ministério da Saúde atualizou para 6 o número de casos suspeitos de pacientes com coronavírus em Mato Grosso do Sul. Os números foram divulgados em coletiva de imprensa com o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta.

Conforme o boletim nacional, além dos seis casos em investigações, um já foi considerado descartado no Estado. Em todo o Brasil, são 433 a quantidade de casos considerados suspeitos, 162 descartados e dois confirmados, ambos de moradores de São Paulo.

Em razão de parâmetros utilizados pelo Ministério, os números de casos suspeitos são diferentes dos divulgados pela (Secretaria Municipal de Saúde) nesta segunda. Conforme a secretaria, 14 casos já foram notificados na Capital e oito permanecem em investigação como casos suspeitos.

Novo boletim com dados atualizados registrados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) devem ser divulgados ainda nesta segunda-feira.

Suspeitas em Campo Grande

Dos 14 casos, 3 foram descartados devido resultado positivo para e 3 excluídos por não apresentarem critérios do Ministério da Saúde. Neste momento, 8 casos seguem em investigação. Os pacientes possuem idades entre 8 e 76 anos. Quatro pacientes apresentaram alguma patologia de base, seis moradores têm histórico de viagem para a Itália, um esteve na Coréia do Sul e um esteve na França.

A esclarece que neste momento não há nenhum paciente com suspeita da doença em qualquer unidade de saúde da Capital ou em hospital da cidade. Todos os moradores com suspeita do coronavírus estão em isolamento domiciliar.

Dois pacientes foram atendidos em unidade básica de saúde, três receberam atendimento por demanda espontânea e os outros três foram atendimentos em hospitais.

As amostras com resultado negativo no Lacen (Laboratório Central) para Influenza e outros vírus respiratórios comuns seguem o fluxo para o laboratório de referência em São Paulo/Instituto Adolfo Lutz (IAL).

“Todas as medidas de precaução, prevenção e controle estão sendo tomadas e uma equipe técnica especializada vem acompanhando os casos”, disse Sesau em nota.

Além dos atendimentos por equipe técnica especializada, a secretaria explica que também foram elaboradas notas técnicas sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames, assim como a elaboração do plano de contingência municipal para enfrentamento do , elaboração de material educativo bem como sua ampla divulgação por meio de redes sociais.