As eleições para nova gestão da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) deve acontecer até o mês de julho. Por conta da pandemia do novo e a suspensão das aulas presenciais, os processos devem acontecer à distância por uma plataforma online.

A atual reitoria é formada pelo reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Itavo vence em 26 de outubro deste ano. A lista de A lista tríplice dos nomes para o cargo de reitor e todo o processo de consulta à comunidade universitária devem ser encaminhados ao até sessenta dias antes de final do mandato, e em seguida o Conselho Universitário aprovar e homologar o processo até agosto.

Outra novidade deste ano, as normas para eleição de reitores foi editadas pelo presidente Jair Bolsonaro, pela Medida Provisória 914, que dispõe sobre o processo de escolha dos dirigentes das universidades federais, dos institutos federais. A medida ainda não foi aprovada pelo Congresso Federal, tendo seu prazo prorrogado pelo período de sessenta dias, pelo Ato do Presidente da Mesa do Congresso Nacional 15, de 26 de março de 2020, publicado no Diário Oficial da União de 27 de março de 2010.

As eleições serão via internet, ou seja, alunos e servidores votarão em casa. O sistema será administrado pela Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) e deverá ser solicitado pela Comissão Eleitoral. O novo sistema possui como características: o sigilo, a privacidade, a rastreabilidade, a integridade dos dados, a apuração dos votos e a comprovação.

“Será mais uma adaptação a esse momento excepcional, pensada e realizada por soluções inovadoras que podem ser replicadas em todo Brasil, para todas as Instituições Federais que dela necessitem, visando manter a autonomia universitária e o caráter democrático da escolha”, disse Turine.