Vídeo que viralizou nas redes sociais afirmando que a cena de um jacaré nadando como golfinho ao lado de barco em é fake. A situação aconteceu, mas na verdade o registro foi feito na , no estado de Queensland.

O vídeo foi postado por um usuário do Facebook, morador em , com o título “Golfinho do MS”. As imagens foram postadas às 11h35 dessa quinta-feira (24) e, em menos de 24h, a publicação já contava com mais de 30 mil compartilhamentos, 5,1 mil comentários e 6,2 mil curtidas.

Outro erro na publicação é que, na verdade, o animal que aparece no vídeo não é um jacaré – que é comum em Mato Grosso do Sul, mas sim um crocodilo, que sequer existe no Brasil. O único animal dessa espécie que vive na América do Sul é o Crocodylus intermedius, que vive nos rios da bacia do Orenoco, na Venezuela.

O vídeo original foi compartilhado nas redes sociais pelo usuário @robbyd223, no dia 8 de setembro, com o seguinte texto: “Já viu um golfinho australiano? Aqui está … Procurando uma verificação rápida dos potes de caranguejo”.

O local da gravação é o extremo norte de Queensland, conhecido pela abreviação FNQ – Far North Queensland (Norte distante de Queensland em tradução livre), é a parte mais setentrional do estado australiano.