Décima em casos de coronavírus, cidade no norte de MS flexibiliza regras para eventos religiosos
São Gabriel do Oeste também liberou funcionamento de feira; outros municípios da região decretaram lockdown.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Enquanto municípios na região norte de Mato Grosso do Sul anunciam até mesmo o lockdown a fim de conter o avanço do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Gabriel do Oeste –a 142 km de Campo Grande– anunciou a flexibilização das regras para a realização de eventos religiosos e autorizou a volta da feira municipal.
A cidade é a décima do Estado no volume total de infectados (são 228 casos), a nona na incidência (são 851,7 positivos por 100 mil habitantes) e já registrou uma morte pela doença.
Conforme decreto assinado na quinta-feira (9), as atividades religiosas de qualquer natureza (missas, cultos, confissões e celebrações litúrgicas, entre outras), antes limitadas a 10 pessoas, agora podem ser realizadas de forma ordenada “a fim de evitar aglomerações de pessoas” e respeitando o horário de circulação.
Embora o decreto 2.186/2020 não estabeleça um quantitativo exato de pessoas por templo ou igreja, pede que a presença de público seja limitada “de acordo com sua estrutura física, controlando a entrada e saídas das mesmas” e com distância mínima de 2 metros entre as pessoas. O uso de máscaras e higienização (com álcool gel ou líquido em concentração de 70% ou solução de hipoclorito de sódio de 2% a 2,5% de cloro ativo) antes e depois das celebrações é obrigatório.
O fornecimento do álcool 70% aos fiéis também é obrigatório, sendo solicitado também que, se possível, ofereça-se lavatório com água e sabão para as mãos e se mantenha o local arejado. A divulgação de informações sobre o coronavírus e de sua prevenção também é obrigatória.
Já o uso de bebedouros de pressão é liberado desde que não se consuma água diretamente da haste ou torneira. Torneiras a jato devem ser lacradas ou substituídas. Canecas e copos devem ser de uso exclusivo.
O decreto também permite que a feira gastronômica em frente ao Parque Aquático Águas do Paraíso, no Jardim Gramado, volte a funcionar. Contudo, o consumo de alimentos e bebidas no local está proibido e feirantes devem usar máscaras e luvas, além de fornecer álcool 70% e garantir o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.
Em caso de descumprimento, a Prefeitura de São Gabriel promete interditar e cassar estabelecimentos e aplicar multas.
Diferentemente de São Gabriel do Oeste, a Prefeitura de Coxim anunciou na sexta-feira (10) o lockdown durante o fim de semana, como forma de frear o avanço do coronavírus. A medida valerá até segunda-feira (13), mesma data em que o fechamento total de Pedro Gomes deve ser suspenso –lá, a medida teve início às 21h de sexta-feira.
Nos dois casos, as cidades proibiram aglomerações e a entrada de pessoas de outros municípios, exceto em situações de urgência e emergência a serem analisadas nas barreiras sanitárias.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.