A ‘Blitz Covid-19’, ação itinerante em um ônibus que percorre bairros de Campo Grande para testagem de coronavírus, atende a população do Nova Lima nesta terça-feira (21). Só nesta manhã, 203 pessoas passaram pelo local e sete delas fizeram o exame para coronavírus, que é o teste rápido. 

Ao procurar atendimento no ônibus de testagem, o paciente responde um questionário e passa pela medição da temperatura. Segundo a autoria fiscal da Vigilância Sanitária, Neiva Kaspary, os mais de 200 pacientes que estiveram no local nesta terça (21) passaram pela triagem, mas a maioria não preencheu os critérios relacionados ao sintoma. 

De 203 que procuraram atendimento, 7 fazem teste do coronavírus no ônibus no Nova Lima
Alívio: o teste de Iran deu negativo. (Foto: Henrique Arakaki)

Não é possível testar todo mundo que passa pela ‘Blitz Covid-19’, só são testados os pacientes que se encaixam nos critérios de contágio, como febre e dificuldade para respirar, por exemplo. Na segunda (20), o ônibus esteve nas Moreninhas e a demanda foi grande, tanto que ainda não foi possível cadastrar todos os questionários respondidos pelos pacientes. 

O operador de telemarketing Iran Antônio Conceição de Melo, de 37 anos, foi um dos pacientes testados nesta manhã. Ele conta que estava tentando agendar um exame no Corpo de Bombeiros há duas semanas. Como não conseguiu, ele procurou a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Nova Lima, onde recomendaram isolamento domiciliar, mesmo sem o teste. Ele conta que tinha sintomas como tosse seca, dor de garganta, diarreia e muitas dores no corpo. 

“Como moro no bairro, ficou mais perto e ajuda quem não conseguiu fazer o teste”, diz. O teste de Iran deu negativo, mas ele vai continuar sendo acompanhado pela teleconsulta. 

A dona de casa Bruna Raiana Soares, de 26 anos, estava na fila da blitz. Ela conta que quer realizar o teste no filho de 5 anos, que está com febre há três dias. “Chegou a 49ºC de febre. Eu tinha levado no posto, mas fui orientada a ligar no teleconsulta para encaminhar, mas disseram que ele não atende os critérios para fazer o teste”, afirma. Como soube da blitz, Bruna espera na fila para conferir se vai conseguir um teste para o filho. 

Ônibus de testagem no Nova Lima

A ‘Blitz Covid-19’ atende nesta terça-feira (21) a população do bairro Nova Lima. O uso de máscara para o atendimento é obrigatório. O ônibus da ação estará na Rua Jerônimo de Albuquerque, nº 1.578, próximo ao supermercado Mister Júnior. Os atendimentos são das 13 às 17 horas.