A prefeitura de , município distante 428 quilômetros de Campo Grande, vai realizar uma campanha de doação de sangue nos dias 17 e 18 de dezembro, próxima quinta e sexta-feira. A ação é por meio da Secretaria Municipal de Saúde e e acontecerá no Núcleo Hemoterápico, na rua Colombo, 1.250.

O atendimento na quinta-feira (17), será das 7h às 11 horas e das 13h às 17h. Na sexta-feira (18), será apenas na parte da manhã, das 7h às 11h. É necessário que todas as pessoas utilizem máscara facial e mantenham o distanciamento de pelo menos 1,5 mestro.

Quem pode doar sangue?

Homens e mulheres a partir dos 18 anos até 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores de 16 e 17 anos pode doar, desde que estejam acompanhados dos pais ou responsável legal. Também são necessárias boas condições de saúde (sem , resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e machucados pelo corpo ou na boca.

Precisam ter mais de 50Kg, estarem alimentados, não pode doar sangue em jejum, fazer refeição leve e não gordurosa nas horas que antecedem a doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado nas últimas duas horas.

O doador que teve nos últimos 30 dias também está impedido e quem teve contato com alguém que testou positivo, precisa ficar 14 dias sem doar também.