O sistema ‘Drive Thru' de testagens de pacientes com suspeita de , causada pelo novo coronavírus, será reproduzido em Dourados nos próximos dias, segundo informou nesta segunda-feira (22) a SES (Secretaria de Estado de Saúde). O sistema já identificou 10 casos positivos da doença entre 418 exames coletados desde que começou a funcionar, no último dia 10 de abril.

O serviço foi criado pela SES, em parceria com o e com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), de . O objetivo é dar agilidade no diagnóstico e proporcionar segurança à população, já que os exames são coletados dentro do veículo e o paciente com suspeita não precisa nem sair do veículo.

O Drive-Thru Coronavírus funciona da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo Disk Covid, pelo número (67) 3311-6262, relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno. Caso a pessoa apresente algum tipo de sintoma gripal, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho.

A consultada é agendada via telefone e confirmada por um SMS com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel. Se possível, o paciente deve estar sem acompanhante (desconsiderando, claro, os casos de crianças e idosos). O tempo de espera é estimado em, no máximo, 20 minutos.

O exame é encaminhado ao Laboratório da ou ao Lacen (Laboratório Central), onde o resultado leva de 24h a 48h, no máximo, para ficar pronto. Posteriormente, ele é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. Além disso, é possível consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde.

Apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.