Coronavírus: Nem todos exames precisam ser feitos em unidades de saúde, explica Sesau
Preocupados com a contaminação sem o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), servidores ficaram em dúvida sobre a maneira correta de fazer o exame para coronavírus (Covid-19). Porém, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) afirmou que pequenas amostras de coleta de secreção não precisam ser feitas exclusivamente em uma unidade de saúde. Um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Preocupados com a contaminação sem o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), servidores ficaram em dúvida sobre a maneira correta de fazer o exame para coronavírus (Covid-19). Porém, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) afirmou que pequenas amostras de coleta de secreção não precisam ser feitas exclusivamente em uma unidade de saúde.
Um médico, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o Jornal Midiamax informando que estava tendo coleta de secreção dentro da URR (Unidade de Resposta Rápida) da Sesau, em que os servidores estavam sem equipamentos de proteção.
“Não está sendo tomado nenhuma medida com os servidores que trabalham dentro da secretaria, muito menos as que trabalham dentro deste setor. O local em questão é uma unidade administrativa e não tem relação com posto de saúde, nem estrutura para coleta de nada. Neste momento tem servidores para fora do bloco da vigilância com medo de contrair o vírus”, reclamou.
Em nota, a Sesau explicou que quando há suspeita, a coleta é realizada no ambiente quem o paciente está, para evitar o deslocamento para outros ambientes, enviando uma equipe da URR até a casa ou hospital do paciente.
“As coletas são realizadas nas unidades de saúde onde o paciente suspeito está, ou na residência dele, quando em isolamento domiciliar. Nessa situação a equipe está devidamente protegida por máscaras, luvas, avental e óculos, para evitar qualquer tipo de contágio. Como o material coletado é da região nasal e boca, onde é retirada apenas uma pequena amostra de secreção, não há a necessidade de esta seja feita exclusivamente em unidade de saúde”, informou a nota.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Governo antecipa calendário de dezembro e Bolsa Família é pago entre os dias 10 e 23
Confira o calendário de dezembro, antecipado por causa do Natal
Guardas municipais de Dourados têm porte de arma regulamentado por decreto
Medida foi publicada em Diário Oficial do Município
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Preso em operação, ‘espião’ de Marcola no jogo do bicho tem liberdade negada: ‘perigoso’
‘Espião’ de Marcola foi transferido para Mossoró
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.