Nesta quarta-feira (17), o boletim da Secretaria de Estado de Saúde que atualizou o volume de casos de coronavírus em incluiu Inocência na lista de cidades com testes positivos, elevando para 60 o total de cidades que já registraram pacientes de . Apesar da constante interiorização, duas cidades ainda concentram 55% dos casos em um Estado no qual o surgimento foi ocorrendo de forma irregular, mas constante.

O boletim desta quarta, que confirmou 4.164 infectados e 379 novos positivos em 24 horas, ou 15,6 casos por hora, também marcou a disparada da Covid-19 em . A cidade, a 14ª do Estado a registrar pacientes de coronavírus (em 11 de abril), chegou a ficar 30 dias sem novos casos. Depois, houve 3 ao longo da segunda quinzena de maio –excluindo um falso positivo– e chegou-se a 16 na terça-feira (16), segundo dados lançados pela SES em suas estatísticas.

Dados tabulados pelo Jornal Midiamax reforçam espalhamento do coronavírus; de 60 cidades com positivos, 33 tiveram casos nesta 4ª-feira.
Paranaíba teve ‘explosão de casos' após testagem em massa de servidores municipais. (Imagem: Reportagem)

Na mesma terça, a cidade teve a confirmação de uma morte (entre as três no mesmo dia, recorde até aqui no Estado), de um parente de servidor. A Prefeitura de Paranaíba iniciou uma testagem em massa, alegando ter identificado 62 novos casos. Destes, 44 foram lançados no último boletim da SES –que oficialmente, reconhece 60 infecções na cidade.

Com o salto até aqui, Paranaíba deixou a 24ª posição e se tornou a 12ª cidade do Estado com mais casos de coronavírus, com 1,44% de todos os registros e a tendência de mais acréscimos nas próximas horas.

Coronavírus chegou a 3 de cada 4 cidades de MS

Atualmente, 76% das cidades do Estado –praticamente 3 em cada 4– têm casos de coronavírus, mas as duas maiores cidades respondem pela maioria dos infectados.

Dados tabulados pelo Jornal Midiamax reforçam espalhamento do coronavírus; de 60 cidades com positivos, 33 tiveram casos nesta 4ª-feira.
Balanço desta quarta-feira mostra casos de Covid-19 em 33 cidades. (Imagem: Reprodução)

Capital e município com mais habitantes, liderou praticamente todos os dias no surgimento de novos casos até 3 de maio, com exceção de poucos dias no início da pandemia ou que não houve lançamento de registros de infectados no sistema da estadual.

A Capital deixou de ser predominante em poucos momentos: primeiro, no início de maio, quando o aparecimento dos primeiros casos de Covid-19 em um frigorífico em Guia Lopes da Laguna levou a pequena cidade de 10 mil habitantes a registrar uma das maiores taxas de infecção do país (atualmente são 2.546,7 por 100 mil habitantes, a maior do Estado).

Antes disso, um pico de casos em –motivado pela grande circulação entre o Bolsão e o interior de São Paulo, Estado que até hoje lidera no volume de infectados– exigiu atenção das autoridades de Saúde. E, ainda quando a pandemia causava preocupações lá e no Sudoeste do Estado, a frequência do surgimento de novos casos na região de Dourados fez-se notar.

A predominância dessas cidades pode ser notada em gráfico abaixo, elaborado pela redação a partir dos dados divulgados pela SES. Campo Grande, em ciano; Dourados, em laranja; Guia Lopes da Laguna, em verde; e Três Lagoas, em amarelo; foram as cidades que mais casos apresentavam diariamente.

Dados tabulados pelo Jornal Midiamax reforçam espalhamento do coronavírus; de 60 cidades com positivos, 33 tiveram casos nesta 4ª-feira.
Campo Grande, em azul, foi aos poucos dividindo cenário do coronavírus em MS com mais 59 municípios. (Imagem: Reportagem)

A ilustração é proporcional, isto é, dentro de 100% dos casos em cada dia, ilustra a participação de cada município –é importante deixar claro que o primeiro registro oficial de casos de Covid-19 em Campo Grande contabilizava 2 pacientes em 14 de março. Nesta quarta-feira, foram 379 em 33 municípios diferentes (confira a tabela nesta reportagem).

Cidades registram avanços de casos de coronavírus pelo interior

O gráfico também veio ganhando novas cores diariamente. O tom rosa identificado a partir de 15 de março, por exemplo, mostra o avanço considerável da Covid-19 em Fátima do Sul, atualmente a 5ª no volume de doentes e terceira em incidência (976 casos por 100 mil pessoas).

O avanço do coronavírus lá ocorreu praticamente na mesma época em que a vizinha Dourados caminhou para se tornar a cidade com mais infectados no Estado: os 1.421 douradenses que contraíram o vírus até esta quarta-feira representam 34% de todos os pacientes da doença em Mato Grosso do Sul –como se, a cada 3 casos sul-mato-grossenses, um fosse da cidade.

Desde 16 de maio, Dourados vem aparecendo com mais casos de Covid-19 que Campo Grande, em proporção cada vez maior. Nesta quarta, a Capital contabilizou 84 casos, e a segunda maior cidade do Estado, 129.

Dados tabulados pelo Jornal Midiamax reforçam espalhamento do coronavírus; de 60 cidades com positivos, 33 tiveram casos nesta 4ª-feira.
Campo Grande, em azul, foi superada por Dourados (laranja) no volume de infectados em meados de maio. (Imagem: Reportagem)