Contra ‘destombamento’ do Parque dos Poderes, grupo fala em levar assunto à Justiça
Aproximadamente 250 pessoas estão reunidas no Parque dos Poderes, em Campo Grande, neste sábado (1°). Com faixas e apresentações musicais, o grupo decidiu se reunir após deputados derrubarem o decreto n.º 606/2018 que tombava o Parque dos Poderes, ‘ajudando’ o governador Reinaldo Azambuja a desmatar para construir secretarias e estacionamentos no local. Falando em nome […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aproximadamente 250 pessoas estão reunidas no Parque dos Poderes, em Campo Grande, neste sábado (1°). Com faixas e apresentações musicais, o grupo decidiu se reunir após deputados derrubarem o decreto n.º 606/2018 que tombava o Parque dos Poderes, ‘ajudando’ o governador Reinaldo Azambuja a desmatar para construir secretarias e estacionamentos no local.
Falando em nome dos Representantes Pela Democracia Ambientalista, o advogado Lairson Palermo contou que a mobilização resultou da revogação do decreto.
“Uma área tombada não pode ser ‘destombada’ assim do dia para a noite. O processo de tombamento é aberto pela Fundação de Cultura e quem aprova é o Conselho. O Parque tem valor histórico que envolve toda uma área, a vida de uma população”, explicou.
Palermo afirma que o grupo vai tentar a situação para Justiça. “Eles acham que revogando o decreto vão ficar livres, mas estão enganados. Nada impede a sociedade de pedir um novo tombamento”, disse.
Além dos cartazes, o grupo também está elaborando um manifesto por escrito que será entregue na Prefeitura de Campo Grande, na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e na Justiça.
“O governo não está pensando nas consequências. O Parque funciona como balão de oxigênio, corrente de ventos e habitat dos animais. É o meio ambiente não pode chegar e desmatar, tem impacto na cidade”, desabafou.
“Salve o Parque dos Poderes! Salva a Mata Nativa de MS! Viva a biodiversidade! ”, declara a organizadora do manifesto e coordenadora do movimento Juristas Pela Democracia, Gisele Marques.
Segundo ela, é preciso melhorar as políticas ambientais da cidade e quem está reunido neste sábado é porque ama o local. “Está aqui porque está fazendo sua parte para impedir o desmatamento, não vamos deixar o governo passar a moto serra. Queremos tocar a mente e o coração do governador para não destruir o Parque’, disse.
Gisele ainda destaca que desmatar a região vai piorar o clima e aumentar os alagamentos da Capital. “A mata nativa não tem ideologia, está aqui como presente para as futuras gerações. Não queremos estacionamento, há outras opções, temos tantos prédios vazios na cidade por exemplo. Queremos sensibilizar a Assembleia”, concluiu.
MPMS
Também presente na manifestação, o promotor de Justiça Luiz Freitas foi até o local trajando bermuda, tênis e camiseta. “Estou da forma que estaria para curtir a natureza”, fez questão destacar.
“Se o executivo não agir por vontade própria nós vamos escutar a sociedade e faremos uma audiência pública para saber se existem razões técnicas ou de outra natureza que justifiquem tal ação. O Ministério Público vai entrar com uma ação”.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Vasco apenas empata com o Juventude no Brasileirão e sai vaiado de São Januário
Resultado irritou a torcida vascaína que vaiou o time após o apito final
Homem é detido após fazer arruaça no Terminal Guaicurus e reagir à abordagem da Guarda Civil
Guarda Civil apreendeu com o homem porções de entorpecentes
Em cadeia de rádio e TV, Cármen Lúcia convida cidadãos a votar
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo (6) para exercer seu “direito fundamental”
São Paulo é preguiçoso, leva gol de bicicleta e cai para o Cuiabá na Arena Pantanal
Donos da casa derrotaram os paulistas por 2 a 0 em uma Arena Pantanal vazia em partida válida pela 29ª rodada da competição
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.