Com o aumento no número de casos de nas últimas semanas, a situação está crítica nos hospitais de . O município já pediu a contratação de 151 leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender os pacientes com a doença. Nos hospitais da Capital, a situação já preocupa e a lotação chega a 100%. Um exemplo é o  hospital de referência em tratamento do coronavírus em Mato Grosso do Sul, o Hospital Regional, que está com os leitos de lotados.

Nesta semana, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), disse que praticamente não há mais leitos para pacientes em Campo Grande. “A taxa de ocupação do Regional, da Santa Casa, , Cassems chega a 100%, não há leitos de UTI nesses hospitais. Queremos fazer apelo que expandam suas redes de assistência hospitalar”, disse.

Dados dos boletins epidemiológicos dos hospitais apontam que a escassez de leitos é uma possibilidade caso o número de casos continue a aumentar. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a capacidade de internação também é limitada. De acordo com dados do boletim epidemiológico do hospital divulgado na quinta-feira (26), a taxa de ocupação de leitos no Regional é de 92,2%, com apenas sete leitos disponíveis.

Porém, o secretário Geraldo Resende comentou na live desta sexta-feira (27) que o hospital não tem capacidade para internação. “Não existe vagas no Hospital Regional. Ele está fazendo só o trabalho de recepcionar os pacientes e encaminhar para os outros hospitais”, disse. 

Na Santa Casa de Campo Grande, a situação também é crítica. Segundo dados divulgados pela instituição, a taxa de lotação nas UTIs destinadas para pacientes de coronavírus é de 100%, ou seja, o hospital não consegue atender novos pacientes. Já na enfermaria de Covid-19, a taxa de lotação é de 80%.

No Hospital Unimed de Campo Grande, há 44 leitos destinados a pacientes com coronavírus. Destes, 43 já estão ocupados, ou seja, a taxa de ocupação é de 97,7%. No hospital da Unimed, há três alas de UTI Covid-19, todas estão lotadas.

Já na Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), a taxa de lotação para leitos destinados a pacientes com coronavirus é de 80%. Dos 25 leitos disponíveis, 20 estão ocupados. “A Cassems informa que possui 54 pacientes confirmados para Covid-19, no Hospital Cassems de Campo Grande. Desse total, 20 pacientes estão internados na UTI”, comunicou.

Campo Grande pede 151 leitos

O secretário Geraldo Resende comentou nesta sexta-feira (27) sobre a desativação de leitos, que ocorreu porque os casos de Covid-19 em MS estavam em queda. “Nós tínhamos, cerca de 50 dias atrás, 369 leitos de UTI. Com a desabilitação, temos hoje 185 leitos de UTI para Covid-19”, afirma.

Com o aumento de casos, Campo Grande pediu a contratação de 151 novos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ao . Além disso, a Capital solicitou 50 mil testes de Covid-19 e um auxílio para a Santa Casa no valor de R$ 38 milhões. Os pedidos foram feitos pelo senador (PSD) ao Ministério da Saúde em reunião nesta semana.