Com Pantanal em chamas, Governo decreta situação de emergência em todo o MS
O Governo do Estado decreta situação de emergência devido aos desastres causadas pelos incêndios florestais que atingem o território sul-mato-grossense, em especial a região do Pantanal. O decreto cita que o fogo já destruiu 1,4 milhão de hectares e que todas as cidades de MS são atingidas pela grave estiagem. Conforme o decreto assinado pelo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo do Estado decreta situação de emergência devido aos desastres causadas pelos incêndios florestais que atingem o território sul-mato-grossense, em especial a região do Pantanal. O decreto cita que o fogo já destruiu 1,4 milhão de hectares e que todas as cidades de MS são atingidas pela grave estiagem.
Conforme o decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), é necessária resposta urgente ao desastre com o controle dos incêndios florestais. Além disso, foi possível perceber o aumento no atendimento nos postos de saúde com pacientes com problemas causados pelo tempo seco.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estima que o fogo já consumiu uma área de 1,4 milhão de hectares e setembro é o mês mais crítico em relação aos incêndios florestais.
O decreto declara situação de emergência por 90 dias em Mato Grosso do Sul. O Governo Estadual autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil em ações de resposta ao desastre.
Voluntários podem atuar no reforço às ações de combate aos incêndios e campanhas de doação de recursos podem ser feitas, para ajudar na assistência à população afetada pelas queimadas. O decreto ainda permite a dispensa de licitação para compra de bens necessários às atividades de combate aos incêndios, de prestação de serviços ou de obras necessárias para a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo de 80 dias.
Notícias mais lidas agora
- Pastor vira réu por receber R$ 1,6 mil para ‘tratamento milagroso’ em campo-grandense
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Últimas Notícias
Abel Ferreira indica saída do Palmeiras ao fim de 2025: ‘Meu último ano no Brasil’
Presidente Leila Pereira havia reiterado seu desejo de manter Abel até o fim de seu mandato
Diniz faz reunião com diretoria do Cruzeiro após vaias e é mantido no cargo
Em cinco jogos neste ano, o Cruzeiro venceu apenas um
Moradores do Aero Rancho ficam mais de 10 horas sem luz após temporal
Diversas regiões de Campo Grande foram atingidas por um temporal de 44 milímetros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.