Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais 45 infectados, indígenas são 47,5% de contaminados pela Covid-19 em Aquidauana

Após a visita do secretário nacional da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em MS para avaliar o surto da Covid-19, o novo coronavírus, nas aldeias de Aquidauana, um novo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Municipal mostrou que a doença tem infectado em massa os moradores. Com mais 45 casos confirmados nas aldeias, os […]
Arquivo -

Após a visita do secretário nacional da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em MS para avaliar o surto da Covid-19, o novo , nas aldeias de Aquidauana, um novo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Municipal mostrou que a doença tem infectado em massa os moradores. Com mais 45 casos confirmados nas aldeias, os indígenas agora representam 47,5% do total de contaminados pelo vírus na cidade.

De acordo com o boletim, foram registrados 66 casos positivos de coronavírus em 24h, sendo 65 pacientes e 1 óbito. Os 65 casos ativos estão divididos em: 20 pessoas na zona urbana e 45 indígenas nas aldeias. Desta forma, as aldeias somam 293 infectados pela doença.

O óbito registrado era um homem, de 77 anos, morador do Distrito de Cipolândia, que já havia testado positivo há dias atrás. Ele estava internado em leito do Hospital Regional de Aquidauana e não resistiu a doença, falecendo nesta sexta-feira (7).

A situação do coronavírus nas aldeias de Aquidauana preocupa autoridades de saúde do município. A doença tem se espalhado cada vez mais nas comunidades indígenas e casos começaram a surgir com após um evento realizado dentro de uma aldeia, que causou aglomeração. Vale lembrar que, com o aumento nos casos e mortes na cidade, um relatório recomendou um lockdown de mais sete dias na cidade.

Atualmente, são 323 moradores da zona urbana infectados e 293 moradores das aldeias indígenas contaminados pelo coronavírus. Ou seja, 47% dos casos confirmados são de indígenas. Além disso, das 19 mortes registradas em Aquidauana, 12 são de indígenas.

Pacientes do interior ‘sobrecarregam a Capital’

Apesar da confirmação da SES de que o Ministério da Saúde encaminharia novos leitos de UTI para a Aquidauana para tratar os pacientes com coronavírus, os leitos em Campo Grande continuam lotando e, para o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a lotação seria por conta dos encaminhamentos de Aquidauana para os hospitais de Campo Grande.

“Todos esses pacientes deveriam ficar em Aquidauana”, afirmou Marquinhos. De acordo com o plano municipal de Saúde de Aquidauana, fazem parte da microrregião os seguintes municípios: Aquidauana, , Miranda, Bodoquena, e Dois Irmãos do Buriti. Sendo que a única cidade que ainda não enviou pacientes para a capital, é Bodoquena.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados