A (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), divulgou, nesta quarta-feira (16), a suspensão de mais 15 dias das visitas em presídios de Mato Grosso do Sul, pela insegurança da transmissão de coronavírus para servidores,  presos e familiares.

Em nota, a agência comunicou que medida segue até dia 30 de setembro e pretende realizar novas reuniões com órgãos de saúde para estudar uma nova possibilidade de liberar a visitação de forma gradativa seguindo protocolos de biossegurança.

“A prorrogação da suspensão é uma forma de garantir maior proteção não só aos internos e servidores, como também aos familiares dos detentos e à sociedade como um todo. A medida visa evitar a entrada de grande volume de pessoas nos estabelecimentos prisionais, o que provocaria uma maior disseminação da no ambiente carcerário e fora dele”, esclarece a nota.

A suspensão segue as diretrizes do Ministério da Saúde, Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O documento de prorrogação foi encaminhado para todas as unidades penais do Estado.

São cerca de 1,7 mil visitantes no Complexo Penitenciário de , localizado no Jardim Noroeste, apenas no fim de semana. Os agendamentos para visitas online continuam normalmente.