Os três cemitérios públicos de possuem média de 133 por mês em 2020 e mesmo com a pandemia do novo , o Covid-19, o número não sofreu alterações, segundo o município. Segundo números oficiais das secretarias de saúde, são 140 casos confirmados da doença na cidade e três mortes.

À reportagem, a Prefeitura Municipal explicou que os locais possuem um espaço para que 300 novas covas sejam abertas nas dependências dos cemitérios. Porém, não descartou que caso haja necessidade por conta da pandemia, novas covas sejam compradas em cemitérios particulares. Atualmente, a Capital possui sete espaços privados.

Em números, a média de enterros parecem não ter sofrido alteração em razão da pandemia. Segundo dados da Prefeitura, o Santo Amaro tem média de 65 enterros por mês, enquanto o São Sebastião tem 53 e o Santo Antônio possui 15 enterros. O município afirma que esses dados estão dentro da média normal dos cemitérios públicos.

A Prefeitura ainda informou quantos sepultamentos foram realizados nos primeiros meses de 2020 e no ano passado. De janeiro a abril, foram registrados 1.688 sepultamentos nos cemitérios públicos e privados de Campo Grande. Neste mesmo período de 2019, foram 1.698 sepultamentos. Ou seja, 2020 registrou até uma redução no número de enterros.

Os dados disponibilizados pela Prefeitura ainda mostram a quantidade de sepulturas nos três cemitérios públicos: somadas são 87.035 sepulturas.

Como o número de enterros permanece estável até o momento, segundo a prefeitura, “não houve a necessidade de contratação de coveiros e demais profissionais que atuam em cemitérios”.

A prefeitura ainda explicou que para evitar a proliferação do vírus, tem dobrado o número de leitos para reforçar o sistema de saúde, além de ter criado um polo de atendimento. “Estamos desinfectando locais de grande aglomeração como feiras livres, Mercadão Municipal, Santa Casa”.