A pandemia do novo coronavírus () fez com que o Brasil e vários países adotassem o como principal medida de prevenção para evitar o avanço de contágio da doença. Com isso, turistas e visitantes acabaram “presos” em com a suspensão e restrições de serviços de viagem na rodoviária e aeroporto. Saiba como agir e quais órgãos procurar durante quarentena.

O Aeroporto Internacional da Capital segue operando, sem interrupções na prestação de serviço aeroportuário, porém, seguindo as normas e recomendações do Ministério da Saúde, como evitar aglomeração, limpeza do local e disponibilização de álcool em gel para funcionários e passageiros. A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informou que está monitorando a triagem e aferimento de temperatura nos passageiros que chegam ao aeroporto, e caso apresentem sintomas, dão orientação para procurar atendimento médico.

“A Infraero recomenda que o passageiro, antes de se deslocar ao aeroporto, verifique diretamente com a companhia aérea se a programação de seu voo está mantida ou foi alterada”, recomenda.

Já o Terminal Rodoviário, segue sem chegadas e partidas. Não há previsão de abertura decretada pela Prefeitura Municipal. Em casos de reembolso ou esclarecimentos, a orientação é entrar em contato diretamente com a concessionária de viagem.

SAS disponibiliza acolhimento em casos vulneráveis

Os hotéis da cidade estão funcionando normalmente seguindo as recomendações do decreto municipal. Porém, caso o turista esteja em situação vulnerável de rua, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), disponibiliza encaminhamento para abrigos no município. Dúvidas e orientações podem ser esclarecidas pelo telefone (67) 3314-4482.

Serviços de aplicativo de mobilidade urbana, táxis e mototáxi também estão funcionando normalmente, seguindo recomendações de manter os veículos higienizados. O transporte público funcionamento com linhas reduzidas e atendimento prioritário para trabalhadores.

Os comércios da Capital estão abertos e liberados para funcionar das 5h às 16h. O turista também deve ficar atento ao Toque de Recolher no município, que é das 22h às 5h. A está fiscalizando comércios e abordando pessoas nas ruas, orientando ficar em casa neste período.