Centro de Triagem para casos suspeitos de coronavírus atendeu 94 em seis dias

Inaugurado na última sexta-feira (10) o centro de triagem para casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) montado no parque Ayrton Senna em Campo Grande, atendeu 94 pessoas até a manhã desta quarta-feira (15).  Os atendimentos começaram na quinta-feira (9). De acordo com o coordenador técnico do dia Raphael Costa, dos 94 atendidos foram 55 homens e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Inaugurado na última sexta-feira (10) o centro de triagem para casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) montado no parque Ayrton Senna em Campo Grande, atendeu 94 pessoas até a manhã desta quarta-feira (15).  Os atendimentos começaram na quinta-feira (9).

De acordo com o coordenador técnico do dia Raphael Costa, dos 94 atendidos foram 55 homens e 39 mulheres, três foram encaminhados para unidades de saúde, 31 foram encaminhados para isolamento domiciliar e 24 foram liberados por não serem casos suspeitos.

Além disso, os pacientes com casos suspeitos e considerados graves serão agendados na URR (Unidade de Resposta Rápida) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para realização do teste de swab nasal.

Triagem

Vale destacar que no local não são realizados exames e nem o teste rápido e o paciente passa por vários níveis de triagem antes de receber o atendimento.

A primeira triagem é feita no portão e a segunda no meio do caminho. A terceira é feita onde se pega a senha já dentro do espaço. Além de médicos plantonistas e enfermeiros, há profissionais vinculados às residências nas áreas de medicina, enfermagem, assistência social e fisioterapia. A previsão é de capacidade diária de atendimento para 800 pacientes.

Uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está à disposição no local para encaminhar casos mais graves aos hospitais que não possam ser estabilizados no próprio centro. “A grande maioria dos casos a gente vai conseguir ter resolutividade aqui mesmo, dar seguimento e orientação”, adiantou o médico responsável pelo centro.

Quem deve procurar o centro?

A recomendação é para que pessoas com sintomas leves optem por ficar em casa. Considera-se pessoa com sintomas a apresentação de tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre. No Polo de Atendimento, estes pacientes serão triados, atendidos e, havendo a necessidade, serão encaminhados para um hospital.

Apenas procure os serviços de saúde se realmente precisar. Lembrem-se que ao se deslocar sem necessidade para uma unidade de saúde/hospital você e sua família correm risco de contaminação pelo vírus.

Apenas procure os serviços de saúde se realmente precisar. Lembrem-se que ao se deslocar sem necessidade para uma unidade de saúde/hospital você e sua família correm risco de contaminação pelo vírus.

Conteúdos relacionados