Profissionais de saúde e de , bem como pessoas com as quais convivem, poderão contar em breve com testes rápidos para a detecção do novo coronavírus (). Isso porque o lote de 6 mil unidades dos exames já começa a ser distribuído pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Do total, 1,2 mil ficarão em .

As informações foram prestadas neste domingo (12) pelo secretário de Estado de Saúde, , ao apresentar o boletim diário sobre a evolução dos casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, além dos 1,2 mil testes para a Capital, serão destinados exames para Dourados (800), (600), Corumbá (200) e Ponta Porã (160). Para Naviraí, , Aquidauana, Paranaíba, Coxim e Jardim, serão 60 unidades a cada, e para as demais cidades, 20.

A SES ainda vai direcionar 300 exames para atender as 17 barreiras sanitárias em estradas estaduais, divisas com Estados e no Aeroporto Internacional de Campo Grande, e 1.020 para os hospitais estaduais.

“Os testes só serão disponibilizados para os profissionais de Saúde em atividade, os profissionais de Segurança Pública em atividade e para alguma pessoa que tenha diagnóstico de síndrome gripal e resida no mesmo domicílio da pessoa que trabalha na Saúde ou na Segurança”, antecipou Geraldo, prometendo “fluxo” para os exames rápidos. A ideia é concentrar esses testes em pessoas que atuam na linha de frente dos dois setores e estão mais vulneráveis à doença –retirando-os do trabalho antes que possam contaminar outras pessoas e para se recuperarem a tempo de retomarem os trabalhos durante o possível aumento de casos.

Neste domingo (12), o boletim da SES apontou que Mato Grosso do Sul somou 101 casos de novo coronavírus, com 2 mortes desde o início da pandemia.