Cancelar viagem por causa do Coronavírus? Confira o que diz OMS

Muitos brasileiros que estão de viagem marcada mundo a fora estão se questionando se vão ou não desmarcar o passeio por conta do surto do CoVid 19, o novo Coronavírus, ou seguir com o planejamento normalmente. Segundo a Agência Nacional de Turismo da Itália, por meio da OMS (Organização Mundial da Saúde), as viagens podem […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Muitos brasileiros que estão de viagem marcada mundo a fora estão se questionando se vão ou não desmarcar o passeio por conta do surto do CoVid 19, o novo Coronavírus, ou seguir com o planejamento normalmente. Segundo a Agência Nacional de Turismo da Itália, por meio da OMS (Organização Mundial da Saúde), as viagens podem ser feitas sem nenhuma restrição, independente do país de destino.

De acordo com as informações atualmente disponíveis, a Organização Mundial da Saúde ( WTO Secretariat of the International Health Regulations) não prevê nenhuma restrição as viagens ou ao comércio e reafirma que não é necessário cancelar ou modificar a própria programação de viagem.

Segundo a OMS simples práticas de higiene podem prevenir a difusão do Coronavírus. Como em outras doenças respiratórias, a infecção do novo Coronavírus pode causar sintomas como resfriado, dor de garganta, tosse e febre, ou sintomas mais severos como pneumonia e dificuldades respiratórias. Raramente pode ser fatal.

As pessoas mais suscetíveis às formas mais graves são idosos e aqueles que possuem doenças pré existentes, como diabete e doenças cardíacas. A transmissão do Coronavírus pode se dar através de estreito contato com pessoas que possuem os sintomas ( tosse, espirros, resfriado) mas não é transmissível por via aérea.

Caso se encontre na presença de uma pessoa que demonstre sintomas de doenças respiratórias, a OMS aconselha de manter uma distância de segurança de um metro. O vírus pode sobreviver sobre a superfície por aproximadamente 30 minutos, portanto é aconselhável lavar frequentemente as mãos ou utilizar gel desinfetante a base de álcool.

Os conselhos da OMS para o Coronavírus são muito semelhantes aqueles de uma gripe sazonal: praticar as normais medidas de prevenção, como tossir ou espirrar na cavidade do cotovelo ou utilizando lenços descartáveis, manter as mãos limpas e manipular os alimentos segundo as normais práticas de higiene.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados