O Campus do Pantanal da UFMS está situado no município de , instalado em edifício construído na Avenida Rio Branco, entre as cidades de Corumbá e Ladário, por isso tem localização geoestratégica privilegiada. Atende, além do município de Corumbá, o município de Ladário e os países limítrofes do Cone Sul, em especial a Bolívia.

Criado em 1967, pelo então governo do Estado de Mato Grosso como Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá (ISPC), em 1969, foi integrado aos institutos de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, dando origem à Estadual de Mato Grosso (UEMT). Em 1979, com a criação de e o processo de federalização da Instituição, passou à qualidade de campus.

Ao longo dos anos, um dos pontos marcantes foi o incentivo à qualificação do corpo docente com a participação contínua no Plano de Capacitação Docente, que aumentou significativamente o quadro de professores mestres e doutores e, assim, ampliou a produção científica e o oferecimento de programas de pós-, além da realização de eventos e pesquisas importantes.  Atualmente, são oferecidos 13 cursos de graduação e dois cursos de em nível de mestrado, que possuem infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão com qualidade.

Para a técnica-administrativa Ramona Trindade Ramos Dias, é um orgulho fazer parte do CPAN. “Tenho orgulho em fazer parte da história do nosso querido Campus do Pantanal, que está celebrando 53 anos de excelência, fazendo a diferença na formação de uma sociedade cada vez melhor. É uma honra ter trilhado nessa instituição toda a minha formação acadêmica e também minha trajetória profissional por 34 anos. Por isso, o CPAN tem um lugar especial em meu coração e em minha vida. CPAN vem fazendo a diferença e se tornando cada vez mais forte!”, comentou.

Ezenir Daud é formada em Geografia pelo Campus do Pantanal e hoje está cursando Pedagogia. “O Campus do Pantanal, com seu quintal para o bioma mais incrível, proporciona encontros com pessoas de todos os cantos. Ele me permitiu ter novos olhares e conhecer outros lugares, compartilhar saberes e aprender com grandes mestres. Um campus que é um presente e se faz presente há mais de 50 anos formando gerações e despertando e realizando sonhos”, disse.

“Como diretor do CPAN, sinto orgulho em contribuir, com todos os professoress e técnicos na sua consolidação, como uma instituição que há 53 anos contribui com o desenvolvimento de Corumbá e região. Destaco também a contribuição do Campus na formação de novos profissionais que vem atuando para o desenvolvimento do país através de um ensino público, e de qualidade”, falou o diretor Aguinaldo Silva. “Nossos parabéns ao Campus do Pantanal e a todos os que fizeram e fazem parte da comunidade universitária durante todos esses anos”, concluiu. (Informações da assessoria)