O campus do da UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul), em , suspendeu o ingresso de novos alunos, a partir de 2021, para os de licenciatura em Letras com habilitação em Português/Espanhol, e licenciatura com habilitação em Português/Inglês. Uma das Justificativas, é a reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

Segundo o site Diário Corumbaense, a decisão foi publicada por meio das Resoluções nº 65 e nº 66 da COUN/UFMS, de 23 de outubro deste ano. Nelas, ficam estabelecidas a suspensão da oferta, pelo período de dois anos. A partir do primeiro semestre do ano letivo de 2021.

As resoluções são assinadas pelo presidente do Conselho Universitário da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Augusto Santos.

A UFMS informou que os professores, técnicos e estudantes que compõem os Colegiados de curso e o Conselho do Campus do solicitaram e aprovaram a suspensão. Depois, foi aprovada pelo Conselho de Graduação (Cograd) e a também pelo Reitor Marcelo Turine, que é o presidente do Conselho Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a universidade, a suspensão é justificada pela reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs, além da necessidade de melhoria nos indicadores que garantam uma maior qualidade da oferta, da formação profissional e da taxa de sucesso e conclusão dos estudantes no tempo previsto do curso.

As últimas notas do (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) são 3 para habilitação em espanhol e 2 para habilitação em inglês. A avaliação, realizada em 2017, vai até 5 pontos.

Neste período de dois anos sem ingresso de novos acadêmicos, um plano de ação deverá ser elaborado pela equipe dos colegiados dos cursos para serem analisadas a demanda e necessidade da sociedade. Todos os estudantes já matriculados desenvolverão normalmente as atividades dos cursos.