Será ativado nesta terça-feira (22) o primeiro ambulatório para tratamento de pacientes que têm doenças residuais provocadas pela em , com atendimento integralmente do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de tratamento para essas doenças será oferecido pela Associação dos Amigos dos Excepcionais (), em parceria com a prefeitura.

“O paciente contará com atendimento cardiopulmonar, neurológico, ortopédico e fisioterápico, além de psiquiátrico e psicólogo, porque há muita gente que é contaminada pelo vírus e também têm acometimentos psicológicos, principalmente por causa do medo que a doença ainda gera”, explica o secretário de Saúde José Mauro Filho.

O atendimento é exclusivo para pacientes que utilizam o SUS, e será feito através do sistema de regulação municipal, onde acontecerá o agendamento para avaliação de cada caso.

“Todos os pacientes a partir do 21º dia de infecção serão regulados, e aqueles que possuírem algum sintoma de doença residual iniciará o tratamento na APAE. Hoje há a possibilidade de avaliação de 70 pessoas por dia”, informa o secretário. De acordo com a , em média 13% dos pacientes que tiveram a Covid-19 apresenta doenças residuais após testarem negativo para o vírus.

Na próxima semana será ativado outro ponto de atendimento para pacientes com doenças residuais pós Covid-19, desta vez no Hospital São Julião.