Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande fecha agosto com pico de mortes diárias por coronavírus em MS

Com 11 mortes em apenas 24 horas, no dia 4 de agosto foi registrado o pico de mortes por coronavírus em um dia em Campo Grande. Enquanto isso, dados sobre Covid-19 mostram que o pico de mortes diárias em Mato Grosso do Sul foi registrado em julho: somente no dia 20 de julho, foram 24 […]
Arquivo -

Com 11 mortes em apenas 24 horas, no dia 4 de agosto foi registrado o pico de mortes por coronavírus em um dia em Campo Grande. Enquanto isso, dados sobre mostram que o pico de mortes diárias em foi registrado em julho: somente no dia 20 de julho, foram 24 novas mortes registradas no estado.

Dados do portal da SES (Secretaria de Estado de Saúde) sobre o coronavírus mostram que, por mais que o pico de mortes tenha sido registrado em julho em MS, isso não quer dizer que foi o mês com mais mortes. Desde o início da pandemia, o mês que registrou mais mortes foi agosto: foram 475 novas mortes entre o dia 1º de agosto e o domingo (30), com uma média de 15,8 óbitos por dia. No mês de julho, foram 300 mortes registradas.

Campo Grande fecha agosto com pico de mortes diárias por coronavírus em MS
Fonte: SES

Se o pico de mortes diárias foi em julho, por que agosto é o mês líder em óbitos por coronavírus? A explicação é que o número de mortes variou durante os dias de julho em Mato Grosso do Sul. Nas primeiras semanas de julho, o número de mortes ficou entre quatro e dez mortes por dia. Os números só aumentaram nas últimas semanas do mês, quando chegou ao pico de 24 mortes no dia 20 de julho.

Já em agosto, na primeira semana não houve nenhum dia com menos de 10 mortes em Mato Grosso do Sul. O número de mortes diárias só começou a diminuir na semana passada. Confira quantas mortes e casos foram registrados por mês em Mato Grosso do Sul:

  • Março: 1 morte, 48 casos
  • Abril: 8 mortes, 207 casos
  • Maio: 11 mortes, 1.234 casos
  • Junho: 56 mortes, 6.476 casos
  • Julho: 300 mortes, 16.971 casos
  • Agosto: 475 mortes, 23.586 casos
Campo Grande fecha agosto com pico de mortes diárias por coronavírus em MS
Dados de Campo Grande. (Fonte: SES)

Já dos dados sobre Campo Grande mostram que o pico de mortes diárias foi no dia 4 de agosto: foram 11 novas mortes na Capital em 24 horas. Porém, os dias 22 e 28 de julho também haviam registrado 11 mortes em 24 horas, conforme dados da SES.

Somente no mês de agosto, Campo Grande já registrou 216 novas mortes por coronavírus. Agosto é o mês com mais óbitos até então, sendo que julho registrou 121 mortes por Covid-19 na Capital. Em junho, Campo Grande registrou apenas uma morte, enquanto que foram cinco mortes em maio e duas mortes em abril.

Coronavírus em MS

Mato Grosso do Sul chegou ao número de 851 mortes por coronavírus no domingo (30). Os casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus somam 48.522 casos.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Resende a taxa de letalidade subiu para 1,8% e está superior ao registrado na maioria dos Estados. Em algumas cidades de Mato Grosso do Sul como e Aquidauana, a SES trabalha para reduzir a taxa de letalidade, que estaria superior a média estadual.

MS tem curva de transmissão ‘atrasada’

Mato Grosso do Sul tem uma curva de transmissão atrasada em comparação a outros estados do Brasil e ainda não chegou no chamado ‘platô’, portanto o cenário da pandemia ainda é incerto por aqui. Com uma taxa de transmissão em 1,09, de acordo com a plataforma Covid-19 Analytics, Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com o maior índice – fica atrás apenas do e do Tocantins. A taxa de transmissão é importante para revelar para quantas pessoas um paciente infectado transmite o vírus.

O infectologista Júlio Croda, da (Fundação Oswaldo Cruz), explica que o número de casos e mortes de coronavírus está estável no Estado, mas ainda não há sinais de que a doença foi controlada. “O que podemos falar de MS é que está em estabilização, mas sem sinal de controle da doença. Não registramos queda na média móvel e não temos taxa de contágio abaixo de 1. Por isso, não temos indicadores que demonstrem que a gente atingiu o controle”, afirma.

Mato Grosso do Sul tem uma ‘curva atrasada’ da pandemia, já que os casos começaram a reproduzir tardiamente, em comparação a outros estados. “No sul, como Paraná e Santa Catarina, já temos uma tendência de queda. Mato Grosso do Sul é um estado atrasado em relação à curva epidemiológica”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Posto da Seleta de Dourados funciona em horário especial neste sábado de feriadão

Luana Piovani relata confusão com passageiro em avião: ‘estou cansada de homem’ ; entenda

Cruel e persistente, racismo nas escolas de MS é reflexo da sociedade que exclui

ilustração fofoca

Três ‘fofocas’ que são crimes e você não sabia que podem virar prisão

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Confira argumentos da CBF para superar concorrência e Brasil ser a sede do Mundial de Clubes em 2029

Últimas Notícias

Brasil

Balão pega fogo e cai em praia de SC

Ao menos oito mortes foram confirmadas e duas pessoas resgatadas com vida

Política

Deputado de MS quer implantar disciplina extracurricular de tiro esportivo nas escolas

Objetivo é incentivar a prática esportiva nas escolas, além de desenvolver habilidades cognitivas e emocionais

Transparência

Ladário pagará até R$ 3,18 milhões por banheiros químicos e estruturas para festas

Duas empresas foram selecionadas para fornecimento de banheiros químicos e estruturas usadas em palcos, que serão usados em eventos públicos

Trânsito

Jovem é arremessado de caminhonete ao perder o controle da direção na MS-141

O acidente ocorreu nessa sexta-feira