Campo Grande é a capital do Brasil com o maior percentual de fumantes, diz IBGE
Nesta quarta-feira (18), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou uma pesquisa nacional de saúde em relação ao consumo de álcool e tabaco. No ranking, o Estado aparece em segundo lugar entre os maiores consumidores de álcool, e o quinto entre as capitais. Já em relação ao tabaco, Mato Grosso do Sul mantem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quarta-feira (18), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou uma pesquisa nacional de saúde em relação ao consumo de álcool e tabaco. No ranking, o Estado aparece em segundo lugar entre os maiores consumidores de álcool, e o quinto entre as capitais. Já em relação ao tabaco, Mato Grosso do Sul mantem a segunda posição e Campo Grande lidera entre as capitais mais fumantes do país.
O uso prejudicial do álcool é um dos maiores fatores de risco para a população. Em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso nocivo do álcool, representando 5,3% de todas as mortes. Esse uso é considerado uma das principais causas de DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), bem como dos acidentes e violências.
Em Mato Grosso do Sul, a ingestão habitual de álcool foi relatada por 704 mil pessoas. O estado tem o segundo maior percentual entre as UFs (Unidades Federativas) com 35,5% de consumo, ficando atrás apenas do RS, com 39,9%. O menor valor foi obtido no AC, com 15,7%.
Campo Grande tem o quinto maior percentual de consumo de álcool dentre as capitais, com 38,9%. Em primeiro fica Porto Alegre, com 47,5%. O menor percentual é o de Manaus, com 17,3%.
Outro dado importante coletado foi a variável de pessoas que dirigiram logo após ingerir álcool. O dado é baseado na porcentagem dos motoristas de 18 ou mais anos, que dirigiram nos últimos 12 meses.
MS tem o 12º maior percentual de pessoas que dirigiram após beber, com 20,5% dos motoristas. O estado com maior percentual é o TO, com 31,4%. O menor, RS, com 11,4%. Os números mostram que, dentre as pessoas que dirigiram nos últimos doze meses, cerca de 139mil, no Estado, conduziram o veículo após ter consumido álcool. Em Campo Grande, foram 58 mil.
Por grupos de idade, as distribuições mostram que o principal grupo que consome álcool e que dirige após ter bebido é aquele composto pelas pessoas com 25 a 39 anos de idade, seguido pelo daqueles com 18 a 24 anos.
Fumantes em MS
A epidemia de tabagismo é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, matando mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultantes do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são o resultado da exposição de não fumantes ao fumo passivo.
No Estado, 14,9% da população de 18 anos ou mais é fumante atualmente, São 296 mil pessoas mantem o hábito. MS tem o segundo maior número dentre as UFs. O maior foi obtido no RS, com 15,8%. O menor, em Sergipe, com 8,2%.
Em Campo Grande, os números ficam em 16,1% (109 mil pessoas). Campo Grande tem o maior percentual de fumantes dentre as capitais, sendo Aracajú o menor, com apenas 4,9% da população.
Entre as mulheres, apenas 12,2% eram fumantes em MS. Entre os homens, 18%. Na capital, 18,7% dos homens eram fumantes e 14,5% das mulheres.
Em MS, entre os grupos de idade, o de 18 a 24 anos é o que apresenta a maior porcentagem, com 15,2%, seguido do de 25 a 39 anos, com 14,9%. Na capital os grupos seguem a mesma ordem, com 20,5% e 16,8% .
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.