A Econômica Federal liberou nesta terça-feira (13) saques e transferências do auxílio emergencial aos aniversariantes de agosto. Assim, cerca de 4 milhões de beneficiários terão acesso ao dinheiro que havia sido depositado.

A pessoa poderá sacar pelo menos uma das cinco primeiras parcelas, dependendo da data em que teve o cadastro aprovado. Alguns beneficiários podem sacar ou transferir duas parcelas acumuladas. O dinheiro liberado hoje para saque e transferência faz parte do ciclo 2 de pagamentos —ele havia sido depositado em digital da Caixa em 23 de setembro.

A cada ciclo há dois cronogramas, ambos levando em conta a data de nascimento do beneficiário. Na primeira etapa, o dinheiro é depositado em uma poupança digital da Caixa e, nesse caso, os valores podem ser usados apenas para pagamento de contas e boletos e para compras por meio de cartão virtual. É necessário usar o aplicativo Caixa Tem (disponível para e iOS). A segunda etapa é para o saque do auxílio ou para transferir o dinheiro a outra conta. O ciclo 1 já se encerrou. Está em andamento a fase de saques ciclo 2 (coluna da direita no calendário abaixo):

Mês de aniversário

Depósito

Saques

Janeiro 28/ago 19/set
Fevereiro 02/set 22/set
Março 04/set 29/set
Abril 09/set 1º/out
Maio 11/set 03/out
Junho 16/set 06/out
Julho 18/set 08/out
Agosto 23/set 13/out
Setembro 25/set 15/out
Outubro 28/set 20/out
Novembro 28/set 22/out
Dezembro 30/set 27/out