O Corpo de Bombeiros Militar de realizou o combate a em vegetação na região da Bahia do Tamengo no Pantanal em Corumbá. De acordo com os bombeiros, a ação é parte da Operação Pantanal II, que esta sendo realizada sob a coordenação do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil, em resposta ao incêndios que têm assolado a região pantaneira.

Com o longo período de estiagem na região o espelho de água foi substituído campos de vegetação seca, e serviu como combustível para o incêndio, que durante os últimos dias formou uma densa fumaça que se precipitou nos municípios geminados de Corumbá e , distante 425Km da capital .

Após sobrevoo de reconhecimento, realizado pelo da Policia Militar do Estado de Minas Gerais, a guarnição de combate a incêndio em vegetação iniciou os  trabalhos de extinção aos focos de incêndio, com o apoio aéreo dos aviões air tractor, os quais tem capacidade de armazenar e arremessar até dois mil litros de água.

Os focos de incêndio desta região foram extintos e permanecem sob monitoramento, já que não é descartada a possibilidade de reignição, devido a fatores climáticos e a queima de subsolo, que tem como combustível a espessa camada de matéria orgânica acumulada nesta região, antes alagada, causando este tipo de incêndio em vegetação, com característica de queima lenta e formação de densa fumaça. (Informações da assessoria)