Cuidar da saúde mental durante o tem sido um desafio para muitas pessoas. Para se ter uma ideia, o PSI (Sistema Conselhos de Psicologia), uma plataforma para profissionais atenderem online, teve aumento de 971,05% em acesso nos últimos meses, segundo o Conselho Regional de Psicologia.

Os sintomas mais comuns, despertados pelos pacientes diante do novo cenário, é o medo, angústia e ansiedade, causados pelo estresse, excesso de conteúdo e informação sobre o (), trabalho e problemas de relacionamento dentro de casa. Segundo o psicólogo e vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Walkes Jacques Vargas, o ideal é procurar caminhos para aliviar a tensão e pensar em novas formas de enfrentar os conflitos.

“Durante o período de exceção, o primeiro passo é tomar as providências necessárias para a proteção pessoal e de toda a família. Sempre seguir as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias locais. Priorizar o cuidado consigo mesmo e com aqueles por quem nutre afeto. Apesar do isolamento físico, manter contato virtual com familiares, amigos e vizinhos formando uma rede de apoio e assistência. Fazer atividades que considera relaxante e que o impliquem a garantir o bem-estar das pessoas e o cuidado com o ambiente”, orienta.

Crianças e adolescentes precisam de atenção

Ainda segundo o profissional, pais e responsáveis devem cultivar a união e parceria com os filhos. Além de prestar atenção em sinais de depressão e ansiedade. Crianças e adolescentes também podem sofrer com isolamento social.

“Cuidar das crianças e sempre manter uma rotina de jogos e brincadeiras com muita criatividade para passar os dias. Oferecer atividades com rotinas, tarefas regulares e apoio emocional aos idosos. Assim que possível, é sempre importante buscar acompanhamento de um profissional, seja nos serviços públicos ou na rede privada de saúde. Nesse sentido, o atendimento online ou teleatendimento pode ser uma saída para as pessoas acessarem serviços psicológicos em tempos de isolamento social”, finaliza.

Veja mais dicas para cuidar da saúde mental clicando aqui.