Depois de reduzir em 55% o número de leitos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com coronavírus (), o HRMS ( de ) terá 10 novos leitos habilitados.

A informação é do secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, que garantiu que os novos leitos devem estar disponíveis até o final desta segunda-feira (23). “Vamos acompanhar dia a dia o evoluir da doença”, informou sobre ampliar a capacidade de internação no Estado.

Conforme informações do próprio HRMS, enviadas ao painel ‘Mais Saúde', do governo do Estado, o número de leitos UTI para Covid-19 disponíveis na unidade são de 54. Com a ampliação, o número chegará a 64, ainda 47% menor que os 122 leitos que estavam disponíveis há um mês.

Apesar da redução do número de leitos disponíveis no HRMS, o número de pacientes é maior que o registrado há um mês. No dia 23 de outubro, quando havia 122 leitos UTI disponíveis no hospital que é referência do governo para o tratamento da doença em MS, 50 pacientes estavam internados. Por outro lado, dados desta segunda-feira (23) mostram que, dos 54 leitos UTI disponíveis, 52 estavam ocupados.

Atualmente, conta com 133 vagas em UTI para pacientes com Covid-19. Dessas, 116 estavam ocupadas na sexta-feira, segundo o painel do governo. Então, o número é menor que os 128 que estavam internados no mês passado.

Em relação às unidades no interior de MS, o secretário informou que aguarda posicionamento do Ministério da Saúde para reabilitar leitos nos municípios de e . “Também estamos cobrando dos municípios do interior para não desabilitarem os leitos existentes”, explicou.

Rede particular

Conforme Resende, o governo irá prorrogar até o fim do ano o contrato com o Hospital do Pênfigo, Proncor, Clinica Campo Grande e El Kadri. Essas unidades somam 46 vagas UTI.

Em nota, o Hospital da Cassems informou que dobrou a quantidade de leitos UTI disponíveis para tratamento do coronavírus, subindo de 15 para 30. Ainda conforme o hospital, haverá ampliação de 50% de leitos clínicos para a doença. O hospital de campanha, estrutura montada no estacionamento da unidade para ofertar os primeiros atendimentos a casos suspeitos, teve ampliação da estrutura em 95 metros quadrados.

Por fim, o Hospital da Unimed informa que houve ‘aumento substancial' no número de atendimento de casos relacionados à Covid-19. O último boletim emitido pela unidade mostrava que havia 28 leitos UTI disponíveis, sendo que 24 deles estavam ocupados. Ainda conforme a nota, “já reforçamos as equipes de plantão, entretanto, devido ao elevado número de atendimentos. É possível que haja um tempo maior de espera por conta da classificação de risco”.