Após professores protocolarem uma representação contra a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) por supostos erros no vestibular, o (Ministério Público Federal) deve avaliar o pedido recebido para tomar uma providência em relação a fundação e também a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A representação ainda está sendo apreciado pelo órgão federal.

Não há um prazo específico para que essa reunião aconteça ou que tenha um desfecho, mas a princípio, tudo dependerá da manifestação de defesa apresentada pela organizadora do , que foi contratada pela universidade.

O problema envolveria erros na redação, questões que estavam certas e foram anuladas, recontagem de pontuação de alunos que apresentaram recursos e não de todos como é feito normalmente, além da falta de transparência e o resultado preliminar que foi divulgado.

A reportagem procurou a para um posicionamento acerca do episódio, e conforme resposta por meio de assessoria, a fundação explicou que houve inconsistências nos cálculos para a divulgação da nota final.

“Os candidatos que apresentaram recurso tiveram todas as suas solicitações analisadas foram recebidos questionamentos quanto a pontuação obtida na redação, que foi repassada à equipe de avaliação para nova análise. E, também, quanto às pontuações obtidas na nota final que foram encaminhadas para a equipe de informática”, disse a Fapec.

A organizadora esclareceu que realizou as correções necessárias na nota final e comunicou diretamente a UFMS. “Salientamos que as demais pontuações permaneceram conforme publicação preliminar”.

Já sobre a contestação da revisão da redação, a Fapec afirmou que a correção foi realizada respeitando os critérios de pontuação apresentados no edital de abertura de inscrição.

(Matéria alterada para correção de informação às 13h11 desta quinta, 23)