Após onda de calor de 44°C, chuvas amenizam e média cai para 35ºC nesta semana em MS
Após a onda de calor vivida há pouco mais de uma semana, o sul-mato-grossense já enfrenta temperaturas mais amenas, com uma diferença de quase 10°C a menos em todo o Estado. E a previsão é de que as temperaturas permaneçam assim, pelo menos até o fim do mês de outubro, conforme o Cemtec (Centro de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após a onda de calor vivida há pouco mais de uma semana, o sul-mato-grossense já enfrenta temperaturas mais amenas, com uma diferença de quase 10°C a menos em todo o Estado. E a previsão é de que as temperaturas permaneçam assim, pelo menos até o fim do mês de outubro, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
A chuva – prevista com bons acumulados na segunda quinzena de outubro -, trouxe alívio para o ambiente e também para o corpo, que pode respirar melhor, com aumento da umidade relativa do ar. Para se ter uma ideia, algumas cidades de Mato Grosso do Sul chegaram a registrar 8% de umidade, e estava em estado de alerta à saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Com a chegada da chuva, a umidade aumentou, ficando entre 50% a 85%.
Por outro lado, as temperaturas diminuíram, colocando fim a uma onda histórica de calor, que bateu recordes de mais de 100 anos. A cidade de Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande registrou 44,6°C no dia 5 de outubro e entrou para a história da climatologia como uma das maiores temperaturas já registradas no Brasil.
Chuva
A onda histórica que marcou os primeiros dias do mês de outubro, teve fim há pouco mais de uma semana. Mini temporais, queda de granizo e raios, previstos na chuva da primaveral, fizeram o clima mudar e ficar mais ameno. E as condições até o fim do mês são as mesmas, de tempo instável e retorno das chuvas em Mato Grosso do Sul.
Prognóstico do Cemtec até o dia 23 de outubro indica chuva com acumulados de até 50 milímetros. Após essa data e até o final do mês são esperadas chuvas generalizadas com acumulados maiores que podem variar entre 50 a 100 milímetros.
O cenário previsto requer atenção redobrada da população com a possibilidade de eventos adversos e característicos das primeiras chuvas da primavera com chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
Últimas Notícias
Trabalhadores da Embrapa paralisam atividades nesta quarta-feira
Sindicato da categoria recusa propostas da estatal
Paciente cadeirante é preso após ameaçar cortar pescoço de enfermeiro e vender drogas em hospital
Homem está internado há cinco meses, já recebeu alta, mas se recusa a ir embora do hospital
‘Namorada de IA’ aplica golpe de R$ 250 milhões na Ásia; entenda
Quadrilha usava videochamadas falsas para atrair as vítimas e convencê-las a investir em uma plataforma fraudulenta de criptomoedas
Trump canta e dança por 39 minutos em comício na Pensilvânia após emergência médica na plateia
O ex-presidente respondia as perguntas quando interrupção fez com que ele decidisse usar a sua playlist para agitar a plateia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.