Após a onda de vivida há pouco mais de uma semana, o sul-mato-grossense já enfrenta temperaturas mais amenas, com uma diferença de quase 10°C a menos em todo o Estado. E a previsão é de que as temperaturas permaneçam assim, pelo menos até o fim do mês de outubro, conforme o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

A – prevista com bons acumulados na segunda quinzena de outubro -, trouxe alívio para o ambiente e também para o corpo, que pode respirar melhor, com aumento da umidade relativa do ar. Para se ter uma ideia, algumas cidades de chegaram a registrar 8% de umidade, e estava em estado de alerta à saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Com a chegada da chuva, a umidade aumentou, ficando entre 50% a 85%.

Por outro lado, as temperaturas diminuíram, colocando fim a uma onda histórica de calor, que bateu recordes de mais de 100 anos. A cidade de Água Clara, a 193 quilômetros de registrou 44,6°C no dia 5 de outubro e entrou para a história da climatologia como uma das maiores temperaturas já registradas no Brasil.

Chuva

A onda histórica que marcou os primeiros dias do mês de outubro, teve fim há pouco mais de uma semana. Mini temporais, queda de granizo e raios, previstos na chuva da primaveral, fizeram o clima mudar e ficar mais ameno. E as condições até o fim do mês são as mesmas, de tempo instável e retorno das chuvas em Mato Grosso do Sul.

Prognóstico do Cemtec até o dia 23 de outubro indica chuva com acumulados de até 50 milímetros. Após essa data e até o final do mês são esperadas chuvas generalizadas com acumulados maiores que podem variar entre 50 a 100 milímetros.

O cenário previsto requer atenção redobrada da população com a possibilidade de eventos adversos e característicos das primeiras chuvas da primavera com chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo.