Após decisão judicial autorizando a reabertura de templos religiosos em Campo Grande, a Arquidiocese de emitiu recomendações adicionais aos fieis durante a pandemia.

“Não se trata de um libera geral, como eu já disse antes. Se trata sim de uma abertura gradual, gradativa, responsável e seguindo as normas de biossegurança”, afirmou o arcebispo de Campo Grande, Barbosa, em vídeo gravado contendo orientações aos fieis.

Dentre elas que todos possam lavar as mãos no início e final das celebrações; que seja mantida distância mínima entre uma pessoa e outra; respeitando-se a capacidade máxima de lotação de 30% nos templos; sempre com ambiente aberto evitando ar condicionado; orientando as pessoas a usarem máscaras e sem participação de integrantes do .

Ele ressaltou que as novas normas de funcionamento foram definidas em conjunto com o Conselho de Presbíteros, seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos pelas autoridades. “Essas diretrizes só foram publicadas depois que a própria Justiça nos autorizou a isso”, enfatizou Dom Dimas.

O arcebispo informou que a Arquidiocese continua incentivando a transmissão dos ritos religiosos, mesmo que agora com maior público presencial. Aos idosos, a recomendação é para que acompanhem missas somente a distância. “Essas pessoas pertencentes ao grupo de risco vão ter que passar mais um período de quarentena ainda”, afirmou.

Ele ressaltou que os padres certamente descobrirão caminhos para que os que permanecerão afastados possam ser fortalecidos na fé. A íntegra do vídeo pode ser conferida no post feito pela Arquidiocese:

Esclarecimentos Adicionais sobre a Reabertura das Igrejas