Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com coronavírus confirmado em SP e suspeita na fronteira, Saúde orienta municípios de MS

A confirmação do primeiro brasileiro com o novo coronavírus (CoVid19), na noite da terça-feira (25), acirrou ânimos Brasil a fora e tem causado certa histeria. Isso porque o paciente de 61 anos, que chegou da Itália na última segunda-feira (24), pode ser apenas um dentre vários casos que aportou no país em pleno Carnaval. Diante […]
Arquivo -

A confirmação do primeiro brasileiro com o novo coronavírus (CoVid19), na noite da terça-feira (25), acirrou ânimos Brasil a fora e tem causado certa histeria. Isso porque o paciente de 61 anos, que chegou da na última segunda-feira (24), pode ser apenas um dentre vários casos que aportou no país em pleno Carnaval.

Diante da situação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) recomendou ainda na terça-feira que os 79 municípios de estejam com seus fluxos estabelecidos, após emissão de nota técnica que estabelece o protocolo a ser seguido.

“Foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames. A nota já foi enviada aos profissionais de saúde dos 79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados”, traz a comunicação da secretaria.

A (Secretaria Municipal de Saúde) em também pontuou que o protocolo a ser seguido é o mesmo pra todo paciente sintomático com histórico de deslocamento para países com transmissão local do vírus.

Com coronavírus confirmado em SP e suspeita na fronteira, Saúde orienta municípios de MS
Trecho da nota técnica das SES destaca o que pode ser considerado um caso suspeito | Foto: Reprodução | SES

Ministro pede calma

Em entrevista ao Portal G1 nesta quarta-feira (26), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu cautela e evitou alarmismo diante do primeiro caso confirmado no Brasil. Ele destacou que o país vai se preparar da melhor maneira. “É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência”, disse o ministro da Saúde. “E não podemos perder a noção de humanidade”, completou.

O ministro destacou, ainda, que um dos desafios está no clima do Brasil, que difere dos países onde o novo coronavírus se instalou. Segundo ele, não é possível saber se a ação do coronavírus em climas quentes é potencializada ou diminuída – o novo coronavírus surgiu durante o inverno chinês. Ele pontuou, ainda, que o período é pouco propício para um vírus respiratório.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano