Após bloqueio de manifestantes, transporte de carga é retomado na fronteira entre Corumbá e Bolívia
Nesta segunda-feira(01), foi suspenso o bloqueio feito por manifestantes na cidade de Puerto Quijarro, que reivindicavam a reabertura da fronteira entre Corumbá e a Bolívia. Desde a segunda-feira(31), os membros do protesto impediam a passagem de transporte de cargas, único segmento autorizado a atravessar a divisa entre os dois países, desde o início da pandemia, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta segunda-feira(01), foi suspenso o bloqueio feito por manifestantes na cidade de Puerto Quijarro, que reivindicavam a reabertura da fronteira entre Corumbá e a Bolívia. Desde a segunda-feira(31), os membros do protesto impediam a passagem de transporte de cargas, único segmento autorizado a atravessar a divisa entre os dois países, desde o início da pandemia, quando os dois governos fecharam as fronteiras, conforme o site Diário Corumbaense.
Um dos representantes da manifestação, Marco Antonio Alcocer, conhecido como “Chino”, afirmou que após cinco meses de fronteira fechada, algumas pessoas estão passando por necessidades, e questiona o motivo de somente caminhões serem autorizados a cruzar o limite entre os dois territórios. “Se eles cruzam, também correm o risco de trazerem ou levarem o vírus para os dois lados”.
Ele ainda comentou que o bloqueio não teve o intuito de pressionar autoridades brasileiras, mas sim, do lado boliviano, para que tentem conversar com as autoridades de Corumbá, embora seja do governo federal a responsabilidade pela faixa de fronteira.
“Sentimos os prejuízos econômicos dos dois lados, pois sabemos que de forma ilegal, muitos se utilizam de trilhas clandestinas, para cruzar os dois países e não queremos isso. Já vemos necessidade grande, como o aumento nos preços dos produtos alimentícios, por exemplo, e também a falta deles. Quem sofre é a população”, explicou Marco.
Uma reunião entre autoridades bolivianas com representantes da mobilização decidiu pela suspensão do bloqueio. “Decidimos pela suspensão até a próxima sexta-feira (04). Esse é o prazo dado para que nossas autoridades possam buscar uma solução junto às autoridades brasileiras, de Corumbá, para a abertura das nossas fronteiras, onde nós bolivianos possamos entrar em Corumbá e que corumbaenses e ladarenses possam cruzar para a Bolívia. Claro, seguindo as determinações de combate ao coronavírus”, pediu Marco Antônio.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.