A anta resgatada com queimaduras nas patas e pernas, no domingo (11), será levada para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Selvagens) de Campo Grande até terça-feira (13). O animal de quase 170 quilos está debilitado pelas lesões causadas pelo incêndio na Serra do Amolar, em Corumbá.
De acordo com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), a anta foi encontrada por moradores machucada pelas chamas, em uma lagoa ao fundo da pista de pouso da serra.
“Os moradores de um sítio (2 Corações) avistaram a anta na sexta-feira (9), e acharam que as lesões eram superficiais, mas no outro dia observaram que ela estava muito debilitada e acionaram as organizações não-ambientais que atuam na região”, explicou o veterinário do instituto Diego Viana.
Inicialmente, ela foi levada para o aeroporto do município, onde foi recebida pelos veterinários da Fundação Municipal de Meio Ambiente, porém, o local não tem estrutura para um tratamento intenso e será transportada pelo helicóptero da Marinha até o Cras da Capital.